Logotipo do repositório

Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

Dúvidas

Caso possua dúvidas consulte um bibliotecário (de segunda a sexta das 09h às 12h, exceto feriados):  Atendimento online

Ou você pode enviar sua dúvida pelo formulário:  Envie sua dúvida

Acesso Aberto

O Acesso Aberto envolve a disponibilização da produção intelectual online, sem custos, podendo ter algumas restrições com relação à utilização dessa produção. Possibilita maior visibilidade do trabalho dos autores, aumenta a acessibilidade dos leitores, ampliando o impacto da universidade e de sua produção intelectual sobre a sociedade.

 

Comunidades no Repositório Institucional UNESP

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Submissões Recentes

PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
Planejamento ótimo de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos incluindo análise espacial e considerando múltiplos proprietários
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-28) Sabillon Antunez, Andres Luis ; Franco Baquero, John Fredy ; Mejia Alzate, Mario Andres ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Para alcançar as metas de adoção de veículos elétricos (VEs), é fundamental desenvolver uma infraestrutura de carregamento robusta, que garanta soluções de recarga eficientes e acessíveis aos usuários. Este trabalho apresenta um método inovador, baseado em otimização matemática, para o planejamento ótimo de estações de carregamento de veículos elétricos (ECVEs), integrando análise espacial e considerando múltiplos proprietários dessa infraestrutura. O método proposto consta de três etapas. Na primeira etapa, a demanda energética dos VEs é estimada usando dados reais de mobilidade, levando em conta variações temporais e espaciais no uso dos VEs. Na segunda etapa, a identificação de locais potenciais para a instalação das ECVEs é realizada por meio de estudos geoespaciais e socioeconômicos, usando lógica fuzzy, para a classificação e priorização dos melhores candidatos. A terceira etapa permite determinar a localização e a capacidade ótima das ECVEs por meio de um modelo de programação linear inteira mista (MILP), que busca minimizar dois objetivos principais: a distância total percorrida pelos usuários até as ECVEs e os custos de investimento na construção dessa infraestrutura. Essa abordagem garante uma distribuição equitativa das ECVEs, equilibrando acessibilidade para os usuários e viabilidade econômica para os proprietários envolvidos. A eficácia do método proposto é validada por meio de simulações computacionais, demonstrando sua capacidade de lidar com os desafios complexos do planejamento da infraestrutura de carregamento de VEs. Os resultados evidenciam o potencial do método proposto em integrar diversos aspetos técnicos, econômicos e espaciais, contribuindo para soluções de mobilidade urbana sustentável. Além disso, a abordagem proposta se destaca por sua escalabilidade e adaptabilidade, permitindo sua aplicação a diferentes contextos e respondendo às crescentes demandas pelo desenvolvimento da infraestrutura de carregamento de VEs em escala global.
PublicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso Aberto Acesso Aberto
Plano de montagem para edifícios pré-fabricados de multipavimentos: um estudo de caso na empresa remoldados Protendit LTDA.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-04-30) Santos, Vítor Fernandes ; Sousa, Alex Micael Dantas de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A construção civil enfrenta desafios relacionados à baixa produtividade e à crescente exigência por prazos mais curtos de entrega. Nesse cenário, a adoção de sistemas construtivos pré-fabricados surge como alternativa para reduzir a duração das obras e aumentar a previsibilidade. No entanto, esse modelo exige alto nível de sincronização entre a produção em fábrica e a execução no canteiro, principalmente em empresas do tipo engineer-to-order (ETO), que desenvolvem soluções sob demanda. Este estudo de caso analisou a montagem de um edifício pré-fabricado de múltiplos pavimentos, no qual a empresa estudada foi responsável por todas as etapas do processo, desde o contrato até a obra. A pesquisa identificou que as condições climáticas foram o principal fator responsável pelos atrasos, que totalizaram 36 dias em relação ao planejamento peça a peça e 21 dias em comparação ao cronograma contratual. Além disso, 20,49% dos romaneios apresentaram peças fora da sequência de montagem e 56,56% das cargas chegaram atrasadas ao canteiro, resultando em uma eficácia de planejamento de apenas 35,00%. Esses dados evidenciam falhas na gestão da produção e na integração entre as etapas do processologístico. Diante disso, a aplicação da filosofia Lean Construction, combinada ao sistema Last Planner, mostra-se uma estratégia eficaz para aumentar a confiabilidade do planejamento, reduzir desperdícios e eliminar restrições que comprometem a execução. A utilização dessas ferramentas permite maior controle e alinhamento entre os setores envolvidos, contribuindo para a melhoria do desempenho da obra e maior aderência aos prazos estabelecidos.
PublicaçãoRelatório de pós-docAcesso Aberto Acesso Aberto
Análise da Produção de conhecimento sobre Vigilância Socioassistencial nos últimos 10 anos no Brasil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-05-22) Santos, Zilda Cristina dos ; Liporoni, Andréia Aparecida Reis de Carvalho. ; Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este relatório de pós doutoramento analisou a produção acadêmica através de artigos e teses de doutorado, publicadas entre o período de 2014 e 2024 que discutem a temática da Vigilância Socioassistencial, buscando identificar o papel, os limites e as possibilidades deste importante instrumento de gestão da Política de Assistência Social. A pesquisa adotou a abordagem bibliográfica e documental tendo como busca o termo “vigilância socioassistencial”. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo a partir de duas categorias de análise: O papel da vigilância socioassistencial e os limites e possibilidades da vigilância socioassistencial. Essa pesquisa é resultado de pesquisa de pós-doutoramento, sendo a pesquisadora vinculada ao setor de Vigilância Socioassistencial de um município de grande porte do Estado de Minas Gerais, o que proporciona maior perspectiva pela prática profissional. Por fim, conclui-se que a vigilância socioassistencial qualifica a Política Nacional de Assistência Social enquanto política pública.
PublicaçãoTese de doutorado
Biobancos: desafios e avanços na medicina legal veterinária com potencial aplicação no combate ao tráfico de animais silvestres
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-04-15) Souza, Natália Freitas de ; Rocha, Noeme Sousa ; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FMVZ ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Os biobancos são coleções organizadas de materiais biológicos, humanos ou não humanos, acompanhados de informações associadas, destinados a pesquisas científicas, reprodução e/ou uso clínico. Na medicina veterinária, os biobancos possuem diversas finalidades, incluindo pesquisa científica, investigações forenses, apoio à conservação de espécies, preservação de material genético e aplicação em educação e ensino. Este estudo objetivou explorar os avanços e desafios da utilização dos biobancos na medicina legal veterinária, bem como a potencial aplicação na identificação de espécies, no rastreamento de rotas de tráfico e elaboração de medidas de proteção e conservação da fauna. Foi realizada uma revisão sistemática, de modo descritivo e retrospectivo, abrangendo artigos científicos publicados entre 2013 e 2023, utilizando a metodologia PRISMA 2020 adaptada. Não foram recuperados artigos entre 2013 e 2014; entre 2015 e 2023, foram recuperados 15 artigos, com destaque para avanços significativos a partir de 2015, especialmente na preservação de espécies ameaçadas e aplicação forense, com foco na identificação animal e rastreamento geográfico. No Brasil e no mundo, as pesquisas regionais progrediram, destacando-se na identificação de subprodutos de pescado, conservação de gônadas, células somáticas e tecidos, consolidando os biobancos como ferramenta essencial no combate ao tráfico de animais, sobretudo em regiões de alta biodiversidade. Propostas de implementação, como a coleta regionalizada de material nos CETAS e a criação de um banco nacional de identificação animal, devem ser exploradas. Apesar das limitações, o potencial de expansão e aplicação dos biobancos na fiscalização do comércio ilegal é promissor, especialmente com o aprimoramento das pesquisas em andamento.
PublicaçãoTese de doutorado
Desenvolvimento e avaliação de técnicas de calibração de um sistema de varredura a laser embarcado em aeronave remotamente pilotada
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-01) Machado, Marcela do Valle ; Tommaselli, Antonio Maria Garcia ; Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Sistemas de Varredura a LASER (SVL) embarcados em Veículos Aéreos Remotamente Pilotados (ARP) são sistemas integrados com diferentes sensores, os quais estão sujeitos à influência de erros randômicos e sistemáticos. Técnicas de calibração são necessárias, a fim de minimizar o impacto dos erros sistemáticos na acurácia final da nuvem de pontos. Entretanto, técnicas como a calibração in-situ (aérea) demandam um número maior de procedimentos em campo (mais pontos de controle, maior sobreposição entre faixas, direções distintas de voo), em comparação a um campo para simples mapeamento. Neste sentido, é proposto nesta tese, o desenvolvimento e avaliação de duas técnicas de calibração, especialmente voltadas para a estimação de ângulos de boresight, erro provocado pelo desalinhamento angular entre os sistemas de referências dos sensores, que pode afetar consideravelmente o ajustamento entre faixas de varredura. Inicialmente é abordada a calibração aérea e o problema na identificação de entidades de controle, que afeta a determinação das coordenadas dos pontos e consequentemente, a qualidade da nuvem de varredura a LASER. Para isso, foram analisados dois modelos estocásticos e introduzida a técnica de ponto de controle virtual (PCV). A calibração terrestre estática, ou de curta distância, é apresentada como uma alternativa à calibração aérea, a fim de simplificar os procedimentos que são realizados em campo. É montado um campo de calibração em ambiente controlado, em que o SVL permanece estático, e alvos no espaço-objeto são deslocados, possibilitando uma simulação de voo. A partir desta configuração, é possível minimizar a influência de erros provenientes principalmente da posição e atitude da plataforma, uma vez que erros associados à posição são desconsiderados devido à ausência de deslocamento da plataforma, enquanto a atitude é controlada por meio de nivelamento das componentes dos acelerômetros. Na estimação dos ângulos de boresight, também foram utilizados e comparados dois modelos estocásticos, além das abordagens ponto-a-ponto e ponto-a-plano. A validação da calibração terrestre foi realizada com base nos resultados da calibração aérea. Em relação a técnica aérea, resultados mais evidentes foram observados com a técnica PCV, que alcançou acurácia aproximada de 0,19 m em planimetria e 0,10 m em altimetria. Em relação aos resultados da calibração terrestre, o experimento com planos de controle alcançou uma acurácia planimétrica aproximada de 0,05 m e altimétrica de 0,03 m. Conclui-se, com base nos experimentos, que a calibração terrestre apresentou grande potencial como uma alternativa às técnicas como a calibração em serviço, para sistemas de varredura a LASER embarcados em ARP, recomendando-se alguns aperfeiçoamentos.