Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

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O Acesso Aberto envolve a disponibilização da produção intelectual online, sem custos, podendo ter algumas restrições com relação à utilização dessa produção. Possibilita maior visibilidade do trabalho dos autores, aumenta a acessibilidade dos leitores, ampliando o impacto da universidade e de sua produção intelectual sobre a sociedade.

Tutoriais de autoarquivamento

Teses e Dissertações  https://hdl.handle.net/11449/251424

Trabalho de conclusão de residência (TCR)  https://hdl.handle.net/11449/251298

 

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Submissões Recentes

ItemTrabalho de conclusão de curso
Bolha Imobiliária no segmento de Hipotecas Subprime nos Estados Unidos: análise dos determinantes e das consequências da crise
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-17) Oliveira, Pedro Fernandes [UNESP]; Paiva, Cláudio César de [UNESP]
O intuito deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica com o objetivo de expor e entender os motivos que culminaram na crise do subprime de 2008. Tratando desde o processo de desregulamentação financeira ocorrida nos Estados Unidos até as consequências do estouro da bolha imobiliária norte-americana, o presente trabalho traz informações, por meio de gráficos e citações, que abordam o processo da crise, desde os fatores que contribuíram para a instalação até as solucoes encontradas para a sua contenção.
ItemDissertação de mestrado
Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-26) Silva, Daniele Januária de Almeida [UNESP]; Milani, Débora Raquel da Costa [UNESP]
A educação sexual acontece das mais variadas formas e nos mais diferentes espaços desde o nosso nascimento e seja de forma intencional ou não, perpassa por toda nossa existência. Considerando a escola como um espaço coletivo de aprendizagem, é comum surgirem questões envolvendo sexualidade, que por insegurança e falta de formação dos professores para essa temática, não são tratadas de forma reflexiva. Trabalhar educação sexual nas escolas ainda é um desafio permeado por preconceito, falta de informação e formação, sendo urgente colocar a formação de professores no centro do debate, como forma de ampliar as possibilidades de trabalho na escola. Diante do exposto, esta pesquisa de cunho bibliográfico, tem como objetivo verificar como a educação sexual no contexto da formação dos professores é apresentada nas produções científicas da Pós-Graduação em Educação Sexual na UNESP de Araraquara, analisando impasses e possibilidades nas ações de formação descritas nas pesquisas analisadas. Os resultados apresentam ações significativas no âmbito da formação de professores, porém, sinalizam a necessidade da ampliação dessas ações, como forma de possibilitar que a educação sexual aconteça nas escolas de forma intencional, sistematizada e com objetivos claros na formação dos estudantes. Dessa forma, o presente estudo evidencia a relevante contribuição das pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual no que tange à educação sexual e a formação de professores para superação de impasses e ampliação de possibilidades de trabalho, podendo servir como objeto de estudo, análise e reflexão que venha favorecer a implementação de projetos de Educação Sexual na escola.
ItemTese de doutorado
Formação inicial para prática pedagógica com atividades de vida diária junto a bebês
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-22) Scarlassara, Bárbara Solana [UNESP]; Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP]
Durante os primeiros anos de vida dos bebês ocorrem centenas de conexões cerebrais que promovem o desenvolvimento neuropsicomotor, influenciados por diferentes fatores, dentre eles biológicos e sociais. Diante disso os bebês precisam receber cuidados de qualidade e boas oportunidades de aprendizagem para assegurar o desenvolvimento integral, responsabilidade das instituições de Educação Infantil, através do oferecimento das diferentes atividades que integram a rotina. As Atividades de Vida Diária (AVDs) contemplam as tarefas vinculadas à higiene, alimentação e vestuário, e são responsáveis por promover o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e social quando realizadas intencionalmente, cabendo aos professores o planejamento dessas atividades educacionais. Diante disso, esta pesquisa objetivou analisar e discutir a formação inicial para o uso das Atividades de Vida Diária (AVDs) - higiene, alimentação e vestuário - na atuação educacional junto a crianças de zero a 18 meses de idade a partir da visão de graduandos, docentes e PPPs dos cursos de Pedagogia da UNESP. Em relação ao método, investigou-se a formação inicial em pedagogia das graduações dos campi Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto. Foram realizados três estudos, no primeiro cujo público alvo eram graduandos, a coleta de dados se deu através de um questionário organizado no formato virtual, em que foram tratadas os temas formação; educação de bebês e AVDs e a análise ocorreu através de estatística descritiva; o segundo estudo, foi desenvolvido a partir da resposta dos docentes dos cursos de Pedagogia e contou com a mesma metodologia do primeiro estudo; por fim no terceiro estudo, foi realizada análise dos PPPs e dos Planos de Ensino (PE) dos cursos, disponíveis no site das instituições para domínio público, foi utilizado o Atlas.ti, versão 9, que permitiu a identificação de códigos organizados a partir do objetivo e da literatura, referentes à educação de bebês e o uso das AVDs. Os trechos de interesse dos documentos foram analisados quanto ao seu conteúdo, permitindo conhecer as propostas de formação para essa faixa etária. Os resultados indicam que há uma concordância na percepção da maioria dos 937 graduandos e dos 33 docentes participantes que vinculam a frequência dos bebês na educação infantil à necessidade da família e que consideram que as AVDs promovem aprendizagens, embora assinalem que seu principal objetivo é atender às necessidades fisiológicas das crianças. Ambos os grupos afirmam que os cursos oferecem conteúdos teórico sobre as temáticas, mas com pouca proposição prática. A análise dos documentos permitiu identificar que, de modo geral, os cursos possuem grades curriculares com quantidades semelhantes de disciplinas que abordam a educação infantil, mas os assuntos relacionados às AVDs pouco aparecem. Esta pesquisa verificou que a educação de bebês e as AVDs são pouco tratadas na formação inicial de professores, transparecendo na percepção dos estudantes e docentes. Há necessidade de rever a estrutura dos cursos de pedagogia para inclusão desses assuntos, possibilitando aos futuros professores promoverem práticas educativas intencionais pautadas em objetivos, planejadas para viabilizar a aprendizagem dos bebês.
ItemDissertação de mestrado
De Programa a Auxílio: os significados políticos da substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil na gestão de Jair Bolsonaro
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-03-21) Nascimento, Larissa Maria do [UNESP]; Martelli, Carla Gandini Giani [UNESP]
A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo central a análise dos significados políticos que envolveram as ações tomadas pela gestão de Jair Bolsonaro na substituição do Programa Bolsa Família pelo Auxílio Brasil. A análise qualitativa inicialmente retoma a literatura que trata do fortalecimento da proteção social no Brasil e da estruturação do Programa Bolsa Família, destacando seus objetivos originais e resultados alcançados. Em seguida, contextualiza a ascensão de um novo projeto político no país após eventos como as jornadas de junho de 2013 e a crise do governo Dilma Rousseff, que culminou no estabelecimento de um projeto mais radical de neoliberalismo e no subfinanciamento das políticas sociais, projeto iniciado com Michel Temer e intensificado no governo Jair Bolsonaro. A análise política se concentra na gestão dos programas de transferência de renda por este último, com destaque para as ações que foram tomadas durante a formulação e a implementação do Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil. A partir deste percurso, foi possível observar que a transição do Programa ficou marcada pela centralização das decisões no governo federal, pela falta de participação dos conselhos e da sociedade civil e por interesses político-eleitorais em torno de sua distribuição. Houve um distanciamento do sentido original do programa com a inserção de dispositivos de estímulo ao esforço individual sob uma lógica meritocrática que responsabiliza os indivíduos pela pobreza, modificando significativamente o conteúdo social e os resultados que se buscavam atingir a partir dele. Embora tenha contribuído para conter a desigualdade econômica, não resolveu problemas originários do programa e representou um retrocesso para o desenvolvimento social do país ao descontinuar a trajetória positiva do Bolsa Família.
ItemDissertação de mestrado
Trilhas para a Educação Escolar Quilombola: uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais e as pesquisas em Ensino de Ciências
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-29) Rosas, Ayo Jhonatan Rodrigues; Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
Esse trabalho nasce de múltiplos movimentos, um deles é contribuir com àquelas pessoas que possam se interessar por entender o cenário da educação escolar quilombola em sua interface com o ensino de ciências e biologia. O quilombo é uma forma de organização do povo preto, uma das formas com as quais a comunidade negra da diáspora brasileira resiste no Brasil. Quilombo é povoada, povoada preta, que contribuiu imensamente com as lutas e reivindicações dos povos pretos que não são recentes. Dentre as diversas demandas sociais do povo preto a educação sempre se fez presente, já que foi um direito há muito negado. A educação escolar quilombola é definida nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola como uma educação constituída por uma pedagogia própria que reconhece e valoriza a identidade cultural e o modo de vida de cada comunidade. O objetivo principal dessa modalidade é promover a superação das desigualdades educacionais, valorizar a história e a cultura quilombola e combater toda e qualquer forma de discriminação racial, de gênero, sexual e de qualquer outra ordem. Direciono meus esforços a tecer uma trama onde são mapeadas e analisadas as demandas emergentes nas pesquisas brasileiras disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e dos eventos mais expressivos na área do ensino de ciências e biologia (ENEBIO, EREBIO e ENPEC). Para isso, utilizo a Análise de Conteúdo de Bardin para a construção deste Estado do Conhecimento. Seguindo as trilhas metodológicas da pesquisa, elenquei o total de 19 trabalhos, constituindo o corpus da pesquisa, na bibliografia categorizada, utilizando os mesmo para a bibliografia propositiva. A partir destas etapas analíticas, elaborei 3 categorias de análise sobre as temáticas centrais: Ciência, Tecnologia e Ambiente (Educação Ambiental, Ensino de Ciências da Natureza, Ciência, Tecnologia e Sociedade e Estado da Arte); Educação e Diferença (Conhecimentos e Saberes Tradicionais, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Interculturalidade, Etnobotânica, Multiculturalidade e Memória Biocultural); e, Práticas Pedagógicas e Currículo (Currículo, Prática Docente, Livro Didático e Lei 10.639/03). É notável que os trabalhos presentes no corpus dessa pesquisa demonstram, a partir das temáticas abordadas e dos caminhos metodológicos trilhados, uma relação intrínseca com processos educacionais e ações que se direcionam para um Sul antirracista, almejando reparar e combater o racismo estrutural e os efeitos do colonialismo no campo e no ‘gramado’ da educação.