O aproveitamento da ordem de aquisição das sílabas nas cartilhas adotadas no município de Catalão-GO

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006

Autores

Nunes, Gisele da Paz [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

É objetivo desta tese verificar se a aquisição dos padrões silábicos no processo escolar de alfabetização, no que se refere à ordem de emergência desses padrões, reflete ou não a ordem de aquisição desses padrões na linguagem oral. A ordem de aquisição dos padrões silábicos na escrita foi verificada a partir de um corpus composto de seis cartilhas adotadas no município de Catalão-GO (A toca do tatu, Língua e linguagem, Português: uma proposta para o letramento, Viver e aprender, Palavra em contexto e Nosso mundo) por ser este o instrumento de uso mais comum dos professores de Catalão-GO para ensino de língua escrita. Estruturalmente, esta tese se subdivide em quatro seções. A primeira trata de questões mais gerais sobre a alfabetização, em que discutimos também um pouco de história da cartilha, seu método e as expectativas do governo em relação à alfabetização no Brasil. Na seção 2, versamos sobre sistemas de escrita e ortografia. A terceira seção se ocupa das teorias fonológicas sobre a sílaba, necessárias para a análise das cartilhas que é feita na seção 4. Na conclusão de nosso trabalho, afirmamos que os trabalhos e pesquisas de aquisição dos padrões silábicos do português, tanto do brasileiro quanto do europeu, apontam uma ordem “natural” de emergência desses padrões na aquisição da fala que é seguida, com raras e não significativas diferenças, pelas cartilhas por nós pesquisadas. Assim sendo, os métodos que dão suporte aos livros didáticos analisados, todos calcados no conceito de sílaba ou métodos que empregam o “bá-bé-bi-bó-bu”, deveriam ser eficazes, uma vez que se baseiam em uma “ordem natural” de aquisição de padrões silábicos. No entanto, o que verificamos é que a origem do fracasso dos métodos não pode estar na ordem de apresentação dos padrões silábicos pelas cartilhas...
This thesis aims to verify whether the order of presentation of syllabic patterns in literacy books is or is not in accordance with the order of emergence of these patterns in oral language acquisition. Because didactical books named cartilhas are still the most important instrument for literacy teachers in Brazil, the corpus is composed by six cartilhas, adopted in the city of Catalão - GO: A toca do tatu, Língua e Linguagem, Português: uma proposta para o letramento, Viver e aprender, Palavra em contexto and Nosso Mundo. Our research shows that this natural order is followed with no significant differences by literacy books, in the school programmes for written language acquisition. From this point of view, this method is expected to be efficient; unfortunately, it does not happen to be true. Since the cartilhas follow the natural order of emergence for syllabic patterns, the cause of the failure of the method must be somewhere else, probably in the fact that our literacy methods consider the syllable as the ideal unit of representation for teaching our writing system, although our writing system is not syllable-based in its essence.

Descrição

Palavras-chave

Linguística, Fonetica, Syllable, Literacy books, Phonology, Phonetics

Como citar

NUNES, Gisele da Paz. O aproveitamento da ordem de aquisição das sílabas nas cartilhas adotadas no município de Catalão-GO. 2006. 187 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.