A extimidade da demonstração
Carregando...
Data
2004-11-22
Autores
Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Este trabalho traz uma reflexão sobre contribuições de dois campos à Educação Matemática. O primeiro é a psicanálise de orientação Lacaniana, da qual extraímos o conceito de transferência. O segundo é a filosofia Hegeliana da qual capturamos o primeiro momento lógico do conceito: o Ser. Estes campos são entrelaçados ao longo do movimento da demonstração, isto é, a subjetivação da demonstração, que chamamos Demonstração. Propomos como prática educacional a sessão integrada, lugar em que a transferência pedagógica é considerada um fator fundamental na constituição do sujeito aprendente, enquanto aquele que elabora a Demonstração.
This work brings a reflection upon contributions of two fields to Mathematical Education. From Lacanian psychoanalysis we extract the concept of transference. From Hegel s philosophy we capture the first logic moment of the concept: the Being. These lines are intertwined along the proof s move, that is, the subjectivation of the proof, named Proof. We propose as educational practice the integrated session, place where the pedagogical transference is considered a fundamental factor in the constitution of the learning subject as the one who elaborates the Proof.
This work brings a reflection upon contributions of two fields to Mathematical Education. From Lacanian psychoanalysis we extract the concept of transference. From Hegel s philosophy we capture the first logic moment of the concept: the Being. These lines are intertwined along the proof s move, that is, the subjectivation of the proof, named Proof. We propose as educational practice the integrated session, place where the pedagogical transference is considered a fundamental factor in the constitution of the learning subject as the one who elaborates the Proof.
Descrição
Palavras-chave
Matemática - Estudo e ensino, Psicanalise lacaniana, Ensino superior, Filosofia Hegeliana, Mathematical Education
Como citar
CARVALHO, Ana Márcia Fernandes Tucci de. A extimidade da demonstração. 2004. vi, 218 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.