Estudos filogenéticos na subfamília hypoptopomatinae (Teleostei: Siluriformes: Loricariidae) com base em sequências de DNA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-06-26

Autores

Chiachio, Márcio Cesar [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A subfamília Hypoptopomatinae, considerada monofilética desde a sua descrição, incluí cerca de 100 espécies distribuídas em 17 gêneros que se dividem atualmente em duas tribos, Hypoptopomatini e Otothyrini. A tribo Hypoptopomatini é composta pelos gêneros Acestridium, Hypoptopoma, Oxyropsis, Niobichthys, Nannoptopoma e Otocinclus e a tribo Otothyrini por Corumbataia, Eurycheilichthys, Epactionotus, Hisonotus, Microlepidogaster, Otothyris, Otothyropsis, Parotocinclus, Pseudotocinclus, Pseudotothyris e Schizolecis. Os Hypoptopomatinae apresentam tamanho pequeno a moderado e geralmente compartilham uma fisionomia adulta distinta para Loricariidae. Diferentes estudos realizados nos últimos anos apontam a necessidade de novas reconstruções filogenéticas para a subfamília, devido a evidências levantadas por diferentes metodologias de análises que não corroboram o monofiletismo para o grupo em questão. Baseado nesses questionamentos, o presente trabalho objetivou realizar uma análise filogenética baseada em caracteres moleculares englobando o maior número de gêneros da subfamília Hypoptopomatinae, e de seus gêneros diretamente relacionados, a fim de se testar o monofiletismo para o grupo. Nossos resultados, baseados em sequências parciais do gene nuclear F-Reticulon4 e dos genes mitocondriais Citocromo oxidase I e 16S rRNA, não corroboram a hipótese de que Hypoptopomatinae é um grupo monofilético, quando os dados foram analisados por Máxima Parcimônia e Análise Bayesiana, devido a inclusão dos representantes de Neoplecostominae entre as duas tribos Otothyrini e Hypoptopomatini. Analisando as topologias obtidas para as tribos de Hypoptopomatinae, evidenciamos o monofiletismo para Hypoptopomatini, tendo Otocinclus como gênero basal para o grupo. 0 mesmo não pôde ser encontrado para Otothyrini devido à exclusão do gênero Pseudotocinclus que aparece mais relacionado à Neoplecostominae em todas as análises realizadas.
not available

Descrição

Palavras-chave

Peixe - Genetica, Filogenia

Como citar

CHIACHIO, Márcio Cesar. Estudos filogenéticos na subfamília hypoptopomatinae (Teleostei: Siluriformes: Loricariidae) com base em sequências de DNA. 2009. 72 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2009.