A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-05-20

Autores

Saptti-Cavalari, Suzi Marques [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta investigação se caracteriza como um estudo de caso que trata do processo autoavaliativo em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem à distância (teletandem). De forma mais específica, investiga-se a auto-avaliação em relação às peculiaridades da comunicação no ambiente chat, que promove uma linguagem bastante específica no que tange às relações entre a língua falada e a língua escrita. Partindo desse pressuposto, o estudo envolve a caracterização (i) da linguagem do chat no teletandem e (ii) dos objetivos de aprendizagem e dos critérios e parâmetros de avaliação sob a perspectiva de uma brasileira, aprendiz de inglês como língua estrangeira, formanda em um curso de Licenciatura em Letras. Em acordo com uma pesquisa qualitativa de base etnográfica, os dados foram gerados por meio de questionário, entrevista, registros de (i) interações via chat, (ii) reuniões de mediação e (iii) e-mails, e confecção de diários reflexivos. A análise dos dados mostrou que a linguagem do chat apresenta características específicas no ambiente TTD e refletem a posição enunciativa em que a participante brasileira se coloca. Tais características têm implicações para o processo auto-avaliativo, uma vez que o registro escrito favorece a revisão lingüística com foco na forma. Observou-se que a alternância entre línguas e, consequentemente, entre os papéis desempenhados pelos participantes motivaram a brasileira a estabelecer metas, tanto sob a perspectiva de sua formação, quanto de sua aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Nesse sentido, notou-se que a participante estabelece parâmetros altos para a avaliação do próprio desempenho, além de critérios afetivos, lingüístico-comunicativos e com base na presença ou ausência de feedback para avaliar sua atuação no teletandem.
This investigation is characterized as a case study which deals with the self-assessment process in a distant tandem language teaching and learning context (teletandem). It focuses self-assessment in its relation to the peculiarities of chat communication, which promotes specific language features considering how spoken and written languages are described. The study involves the description of the chat language in teletandem, the learning goals and the assessment standards and criteria under the perspective of a Brazilian participant who is a learner of English as a second language and an undergraduate student in a teacher development course. In accordance with a qualitative research, data were colleted by means of questionnaire; interview; recordings of teletendem sessions, mediation meetings and e-mail exchange; and reflexive diary writing. Data analysis showed that the chat language presents some specific features in teletandem context which are fostered by the enunciative position taken by the Brazilian participant. Such features have some implications on the self-assessment process, once the written record of linguistic production favors revision with focus on form. Besides, shifting language as well as participants´ roles seemed to motivate the Brazilian interactant to establish goals both as a language learner and as a language teacher under development. Eventually, analysis proved that the participant sets high standards as well as affective, linguistic-comunicative and based-on-feedback criteria to assess her own performance in teletandem.

Descrição

Palavras-chave

Self-assessment, Tandem language teaching and learning, Chat language, Lingüística aplicada, Língua inglesa - Estudo e ensino, Ensino à distância, Avaliação educacional, Teletandem, Auto-avaliação na educação

Como citar

SAPTTI-CAVALARI, Suzi Marques. A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat. 2009. 262 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.