Nostalgia, fuga, prisão: campo e cidade em três romances brasileiros do século XX

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-05-26

Autores

Ignácio, Ewerton de Freitas [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar as relações que se estabelecem entre campo e cidade no contexto narrativo de Angústia (1936) de Graciliano Ramos, A cidade sitiada (1949) de Clarice Lispector, e de Noite (1954) de Érico Veríssimo, buscando evidenciar que se está diante de modalidades diferentes por meio das quais a maior ou menor atração tanto pela cidade quanto pelo campo – ou por um cenário mais próximo do natural – é interpretada como modos diversos do equívoco das personagens em relação à possibilidade de se realizarem plenamente, uma vez que tanto o universo citadino em que tais seres ficcionais se encontram, quanto os locais campestres, concretos ou simbólicos, pelos quais transitam – in loco ou por meio do devaneio –, deixam-se ler como espaços cuja configuração não lhes pode trazer aprazimento. Nesse sentido, tem-se, nesses três romances, protagonistas que figurativizam o desencantamento do homem moderno/contemporâneo com as idéias e utopias que cercaram a cidade, vislumbrando-a como lugar de oportunidades, de liberdade, de realização individual, de progresso, bem como o rechaçar de visões convencionais que, ao longo dos tempos, seja na cultura ou na literatura (WILLIAMS, 1989), consideraram o campo como local que, alheio à turbulência da cidade, conferiria paz, sossego e estado de plenitude pessoal a quem para seus domínios se encaminhasse. Constata-se que as obras supracitadas espelham o drama do indivíduo que, cada vez mais, é menos senhor de si mesmo em meio a espaços cujas promessas de êxito e realização pessoal constituem meras ilusões.
Not available.

Descrição

Palavras-chave

Ramos, Graciliano, 1892-1953 - Angústia - Critica e interpretação, Lispector, Clarice, 1925-1977 - A cidade sitiada - Crítica e interpretação, Veríssimo, Érico, 1905-1975 - Noite - Crítica e interpretação, Literatura brasileira - História e crítica - Séc. XX, Ficção brasileira - História e crítica - Séc. XX, Romance brasileiro - História e crítica - Séc. XX, Romance moderno

Como citar

IGNÁCIO, Ewerton de Freitas. Nostalgia, fuga, prisão: campo e cidade em três romances brasileiros do século XX. 2008. 206 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.