Estudo histológico de intestino delgado de camundongos colonizados por cepas de Escherichia coli enteropatogenicas de origem bovina

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-12-20

Autores

Marques, Simone Barone Salgado [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A aderência de bactérias patogênicas a receptores na superfície de . células epiteliais tem sido reconhecida como um importante evento inicial da colonização bacteriana. O principal mecanismo de patogenicidade da EPEC é uma lesão provocada pela sua aderência ao epitélio através do attaching and effacing (AlE), que é caracterizado pela íntima adesão da bactéria à célula do hospedeiro, esta adesão às microvilosidades do enterócito ocorre devido a formação de estruturas semelhantes a pedestais. O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo de infecção com a Escherichía calí enteropatogenica (EPEC) em camundongo do tipo mus musculus. A estes animais foram administrados um inoculo de 108 CFU de linhagens EPEC, sendo que a linhagem 3111-90 foi proveniente de cepas que podem causar diarréia infantil e as linhagens 537-1, 263, 304-3 e 988-2 foram provenientes de leite mastítico bovino. As linhagens foram introduzidas em camundongos com vinte dias de vida por via intraperitonial, e estes foram eutanasiados cinco horas após a inoculação. Como resultado através de cortes histológicos seriados, verificou-se que algumas das linhagens inoculadas levaram ao aparecimento de lesões suaves na mucosa intestinal, com a quebra da camada celular superficial da mucosa, aparecimento de células epiteliais com contornos irregulares e infiltração de células inflamatórias.
The aim of this study was to develop a enteropathogenic Escherichia colí (EPEC) infection model in mice. An inoculum of 108 CFU of EPEC strains 3111-90 from infantile diarrhea; 537-1, 263,304-3 and 988-2 from bovine mastitic milk to newborn mice lead to a mildly damage in the intestinal mucosa with breaking in the superficial stratum, epithelial cells with irregular shape and a inflammatory cell infiltration.

Descrição

Palavras-chave

Camundongo, Escherichia coli, Intestino delgado, Histopathology lesions, Mouse model

Como citar

MARQUES, Simone Barone Salgado. Estudo histológico de intestino delgado de camundongos colonizados por cepas de Escherichia coli enteropatogenicas de origem bovina. 2006. xi, 58 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, 2006.