Silêncio, arte e educação transformadora

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-08-16

Autores

Pascucci, Maria Verônica [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente tese situa a problemática da falta silêncio e as suas consquências na sociedade atual. Através de um diálogo teórico-reflexivo tenta caracterizar a experiência do silêncio como elemento presente na vida do ser humano e, portanto, também nas entrelinhas do acontecer educativo, e analisar a arte como possibilidade de uma experiência estética transformadora, acontecimento de silêncio. Assim sendo, as experiências do silêncio e da arte podem mediar uma educação capaz de dar um sentido outro à prática educativa na medida em que oferecem elementos de transformação. Para tanto, aborda o significado da experiência, suas relações com a subjetividade e sua dimensão como acontecimento que nos surpreende e nos dá o que pensar. Trata das práticas ascéticas dos estoicos onde o silêncio, dentre outras, é considerado um dos exercícios necessários à ―constituição de um saber sobre o mundo como experiência espiritual do sujeito‖ e como ―constituição do sujeito como fim último para si mesmo, através e pelo exercício da verdade‖. A seguir, aborda o silêncio como elemento constitutivo do ser, morada do homem, um dos espaços onde podemos fazer experiência. Em se tratando de arte, esse espaço é o inumano de nós, onde o gesto deixa rasto despertando o sentimento sublime, desejo do inexprimível e do indizível, universo dos juízos estéticos
This thesis is about the problem of the lack of silence and its consequences in the society today. Through refletive and theoretical dialogue attempts to characterize the experience of silence as an element in the lives of human beings, and therefore also in the implied sense of the educative happening, and to check the possibility of using art as a transformative aesthetic experience, an event of silence. So, the experience of silence and art can both be an arbiter of an education that is able to give another sense to the educative practice as they offer other elements of transformation. To achieve this, it broaches the meaning of the experience, its relationship with subjectivity and its dimension as a happening that surprises and make us to think. It deals with the ascetic practices from stoic people where the silence, among other things, is considered to be one of the practices needed for the ―constitution of a knowledge about the world as a spiritual experience of a person‖ and for the ―constitution of a person as an ultimate end to himself through and for the exercise of the truth‖. In the sequence, it approaches the silence as a constitutive element of the human being, the inner part of the man, one of the areas we can exert this experience. In terms of art, this area is the inhuman part of ourselves, where the gesture can leave traces to awake our sublime feelings, longing for something one cannot express nor state, the universe of aesthetic appraisal

Descrição

Palavras-chave

Educação - Filosofia, Silencio (Filosofia), Arte e filosofia, Educação transformadora, Experience, Silence, Art, Transforming Education

Como citar

PASCUCCI, Maria Verônica. Silêncio, arte e educação transformadora. 2010. 110 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2010.