Submissões recentes

  • A filosofia em imagens

    Cruz, Fernando Rogério da Autor UNESP; Pereira, Marcelo Massoni Autor UNESP; Broens, Mariana Claudia Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Este trabalho tem como objetivo a elaboração de material didático audio-visual (no formato de programa televisivo) a ser utilizado em aulas da disciplina Filosofia do ensino médio ou de outras disciplinas de humanidades. ...
  • Tela da tarde

    Marques, Ubirajara Rancan de Azevedo Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2001) [Resumo]
    A atividade cultural permanente "Tela da tarde" foi criada por iniciativa pessoal dos professores Geraldo Élvio Balestriero e Ubirajara Rancan de Azevedo Marques em novembro de 1991, quando seu deu a exibição de um primeiro ...
  • Filosofia ecológica: novas perspectivas no estudo de problemas ambientais

    Oliveira, Jeuséte Maria de Autor UNESP; Simonetti, Mirian Cláudia Lourenção Autor UNESP; Gonzalez, Maria Eunice Quilici Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2009) [Resumo]
  • Filosofia ecológica: contribuições para a educação da vida cotidiana

    Gonzales, Maria Eunice Quilici Autor UNESP; Broens, Mariana Claudia Autor UNESP; Belfante, Maria Carolina Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2013) [Trabalho apresentado em evento]
    Introdução:O objetivo do presente trabalho é apresentar os pressupostos filosóficos e resultados obtidos pelo projeto de extensão "Filosofia Ecológica: contribuições para a educação da vida cotidiana". O propósito do projeto ...
  • Atendimento odontológico "extra muros" como projeto de extensão

    Martins, Clelia Aparecida de Paiva Autor UNESP; Moreira, Elizete Wenzel Autor UNESP; Santos Junior, Paulo Villela Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2005) [Trabalho apresentado em evento]
    A Faculdade de Odontologia de São José dos Campos UNESP presta também atendimento à comunidade, através de atividades Extra-Murais realizado pelos alunos do quarto ano integral e quinto ano noturno, desde 1978. É um ...
  • A filosofia ecológica: contribuições para a educação da vida cotidiana

    Cantolini, Mariana Vitoria Siriani Autor UNESP; Gonzalez, Maria Eunice Quilici Autor UNESP (Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015) [Trabalho apresentado em evento]
    The main objective of the project Ecological Philosophy: contributions to education of everyday life is theoretical and practical. From a theoretical point of view, we propose to analyze and to discuss central aspects of ...
  • Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze

    Bueno, Sinesio Ferraz Autor UNESP (Educar em Revista, 2015) [Artigo]
    The Frankfurt critical theory and the French post-structuralism are important lines of thought in the philosophy of education, which inspired several academic productions in recent decades. In the 1950s and 1960s, both ...
  • Complexity and information technologies: an ethical inquiry into human autonomous action

    Quilici Gonzalez, José Artur; Broens, Mariana Cláudia Autor UNESP; Quilici Ggonzalez, Maria Eunice Autor UNESP; Kobayashi, Guiou (Scientiae Studia, 2014) [Artigo]
    In this article, we discuss, from a complex systems perspective, possible implications of the rising dependency between autonomous human social/individual action, ubiquitous computing, and artificial intelligent systems. ...
  • Educação, paranoia e semiformação

    Bueno, Sinésio Ferraz Autor UNESP (Educação em Revista, 2010) [Artigo]
    This paper aims at showing the relationship between semi-formation by Adorno and the paranoia in the field of knowledge. According to Adorno, the emancipation is oriented by the dialectical criticism of the semi-formation ...
  • Ubiquitous Computing: Any Ethical Implications?

    Gonzalez, José Artur Quilici; Koyabashi, Guiou; Broens, Mariana Cláudia Autor UNESP; Gonzalez, Maria Eunice Quilici Autor UNESP (International Journal of Technoethics, 2010) [Artigo]
    In this article, the authors investigate, from an interdisciplinary perspective, possible ethical implications of the presence of ubiquitous computing systems in human perception/action. The term ubiquitous computing is ...
  • Consideraciones filológicas a propósito del genio en Kant

    Marques, Ubirajara Rancan de Azevedo Autor UNESP (Philosophica, 2013) [Artigo]
  • The importance of sensing one's movement in the world for the sense of personal identity

    Haselager, Willem Ferdinand Garardus; Broens, Mariana Cláudia Autor UNESP; Gonzalez, Maria Eunice Quilici Autor UNESP (Rivista Internazionale di Filosofia e Psicologia, 2012) [Artigo]
    Within philosophy and cognitive science, the focus in relation to the problem of personal identity has been almost exclusively on the brain. We submit that the resulting neglect of the body and of bodily movements in the ...
  • Inné et acquis, épigénétique et préformé: conflits antinomiques et solutions réciproques

    Marques, Ubirajara Rancan de Azevedo Autor UNESP (Philosophical Readings - A Four-Monthly Online Philosophical Journal, 2011) [Artigo]
  • A materailidade no caminho da efetivação do Espírito na Filosofia de Hegel

    Novelli, Pedro Geraldo Aparecido Autor UNESP (Tempo da Ciência, 2010) [Artigo]
    Hegel’s identification with idealism may not apprehend adequately his philosophical thinking if one takes it as a definitive and absolute determination because he is a dialectical thinker or even better speculative. In ...
  • A marginalizacao que a privatizacao promove

    Novelli, Pedro Geraldo Aparecido Autor UNESP (Aurora, 2011) [Artigo]
    When people are put aside in the society we have what is called as social marginalization. However there is a wider or even severe marginalization, i. e., the state marginalization, which is the difficulty of the citizen ...
  • A revolução dos E-books

    Gutierre, Jézio Hernâni Bomfim Autor UNESP (Verbo, 2010) [Artigo]
  • A universalidade da educação em Hegel

    Novelli, Pedro Geraldo Aparecido Autor UNESP (Dialectus, 2012) [Artigo]
    Cannot the education reach the universality? Is the universality the annihilation of the individual? Can the individual have his identity preserved as such in the State? Those questions are answered with the attention ...
  • A Vontade Geral como Modelo Ideal: Estética e Política em Diderot

    Portich, Ana Autor UNESP (Rapsódia, 2013) [Artigo]
  • Aspectos do anti-psicologismo e da crítica ao empirismo milliano em Frege

    Prado, Lucio Lourenço Autor UNESP (Guairaca, 2013) [Artigo]
    This article presents some aspects of the relationship between the philosophies of Frege and Stuart Mill, from the standpoint of the fregean critic of psychologism and empiricism. I defend the thesis that, in Foundations ...

Ver mais