Winckelmann, Lessing e Herder: estéticas do efeito?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2000-01-01

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Filosofia

Resumo

Este artigo investiga, sob a perspectiva de uma estética do efeito, as origens da assim chamada estética da época de Goethe, segundo a obra de Lessing, Winckelmann e Herder. Pretende-se mostrar que há nestes autores tanto uma influência do parâmetro do efeito, suscitado pela obra de arte no espectador, quanto o apontamento para uma instância, por assim dizer crítica, idealista e especulativa de apreciação do fenômeno artístico.
We analyse in this article, from the point of view of an aesthetics of the effect, the sources of the so called aesthetics of Goethe's time, according to the works of Lessing, Winckelmann and Herder. Our aim is to show that there are in those authors both an influence of the parameter of the effect, elicited by the work of art on the spectactor, and the pointing to a dimension, so to speak critical, idealistic and speculative of appreciation of the artistic phenomenon.

Descrição

Palavras-chave

Winckelmann, Lessing, Herder, estética, Winckelmann, Lessing, Herder, aesthetics

Como citar

Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 23, n. 1, p. 19-50, 2000.