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O pop rock e a escritura poética em Voyages de l’Autre Côté, de Jean-Marie Gustave Le Clezio

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A literatura contemporânea expressa o rompimento das fronteiras entre a cultura erudita e a cultura de massa ou comercial, criando formas híbridas que convivem no interior do texto. No romance Voyages de l’autre cote (1975), de Jean-Marie Gustave Le Clézio, as canções do pop rock embalam as viagens da fada Naja Naja e de seus amigos em busca do ‘outro lado’. Desta forma, a impregnação da música popular à escritura poética, parece ajudar a libertar a imaginação, preparando as personagens para o encontro do infinito sensível.

Resumo (inglês)

Contemporary literature disrupts the frontiers between erudite culture and mass (or pop) culture, and creates hybrid forms that co-exit within the text. In the novel Voyages de l’autre cote (1975) by Jean-Marie Gustave Le Clézio, pop rock songs cradle the fairy Naja Naja and her friends’s journeys in their search for the “other side”. Therefore, the saturation of the poetic writing with pop music seems to help release imagination, and predisposes the characters to cope with a sensitive infinity.

Descrição

Palavras-chave

Le Clézio, Contemporary literature, Hybrid forms, French literature, Pop culture, Literatura contemporânea, Formas híbridas, Literatura francesa, Cultura popular

Idioma

Português

Citação

Itinerários: Revista de Literatura, n. 26, 2008.

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