Ciência e Pedagogia na Obra de Max Weber
Data
1998
Autores
Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Weber ao pensar a questão da ação pedagógica e da pesquisa científica o faz de maneira que indica a especificidade da cultura moderna ocidental, onde a instauração do processo de racionalização tornou-se um elemento de importância significativa. Assim, o novo significado adquirido pelo professor quanto pela ciência, na modernidade, está assentado na idéia de que o conhecimento estaria destituído da capacidade de instaurar uma ‘concepção de mundo’ com validade universal. Se aceitamos a idéia de que a ciência e a pedagogia deveria fornecer sentido ao nosso cotidiano, para o nosso bem viver, a descrição de Weber certamente nos contraria. O empreendimento científico e a ação pedagógica, com o objetivo de buscar a verdade e a compreensão dos fatos, estariam distante da possibilidade de instaurar um conhecimento com validade objetiva universal.
Descrição
Palavras-chave
Como citar
Educação: Teoria e Prática, v. 6, n. 10/11, 1998, p. 12.