Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
Data
2010-06-01
Autores
Fernández, Amparo Ygual
Mérida, José Francisco Cervera
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Batista, Andrea Oliveira [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
CEFAC Saúde e Educação
Resumo
TEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.
BACKGROUND: evaluation and intervention in dysortographia. PURPOSE: to describe and discuss findings from researches concerning dysortographia according to its definition, etiology, errors semiology classification, clinical findings, evaluation, and intervention. CONCLUSION: speech language evaluation and intervention should be based on error semiology classification because in this way it is possible to understand each type of error and the linguistic and cognitive factors related to them. This is associated with the orientations to parents and teachers on how to work with orthography at home or at the classroom without causing distress and anxiety to the children.
BACKGROUND: evaluation and intervention in dysortographia. PURPOSE: to describe and discuss findings from researches concerning dysortographia according to its definition, etiology, errors semiology classification, clinical findings, evaluation, and intervention. CONCLUSION: speech language evaluation and intervention should be based on error semiology classification because in this way it is possible to understand each type of error and the linguistic and cognitive factors related to them. This is associated with the orientations to parents and teachers on how to work with orthography at home or at the classroom without causing distress and anxiety to the children.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação, Reabilitação, Escrita Manual, Transtornos de Aprendizagem, Evaluation, Rehabilitation, Handwriting, Learning Disorders
Como citar
Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 3, p. 499-504, 2010.