Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura

Imagem de Miniatura

Data

2010-06-01

Autores

Fernández, Amparo Ygual
Mérida, José Francisco Cervera
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Batista, Andrea Oliveira [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

CEFAC Saúde e Educação

Resumo

TEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.
BACKGROUND: evaluation and intervention in dysortographia. PURPOSE: to describe and discuss findings from researches concerning dysortographia according to its definition, etiology, errors semiology classification, clinical findings, evaluation, and intervention. CONCLUSION: speech language evaluation and intervention should be based on error semiology classification because in this way it is possible to understand each type of error and the linguistic and cognitive factors related to them. This is associated with the orientations to parents and teachers on how to work with orthography at home or at the classroom without causing distress and anxiety to the children.

Descrição

Palavras-chave

Avaliação, Reabilitação, Escrita Manual, Transtornos de Aprendizagem, Evaluation, Rehabilitation, Handwriting, Learning Disorders

Como citar

Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 3, p. 499-504, 2010.