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No centro da crítica a experiência incomunicável da paixão crítica: uma teoria do fascínio

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Pós-graduação

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Em torno dos signos fascínio (do universo de Maurice Blanchot) e escritura (do universo de Roland Barthes), tendo como ponto de partida as concepções críticas e estéticas de Charles Baudelaire, este trabalho procura discutir algumas características da crítica-escritura: aquela que recria a metáfora das obras, constituindo-se ela própria como produção notável por suas especificidades metafóricas, podendo ser também denominada crítica-poética, crítica inventiva, crítica metafórica ou escritura- crítica, revelando que escritor é aquele que tem consciência da linguagem enquanto problematização e da força da literatura em sua luta contra a impossibilidade de representar o real.

Descrição

Palavras-chave

Baudelaire, Barthes, Blanchot, escritura, fascínio, crítica-escritura, crítica-poética

Idioma

Português

Citação

Itinerários: Revista de Literatura, n. 21, 2003.

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