Logotipo do repositório
 

Publicação:
A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O artigo analisa o problema da exclusão da didática silábica na alfabetização por força de aplicações equivocadas da psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro, e mostra que a análise da palavra em sílabas e a síntese das sílabas em novas palavras é critério básico para o entendimento de que a palavra escrita representa a palavra falada, e que a silabação, contextualizada por um tema gerador, integra seu caráter mecanicista no processo e torna-se significativa.

Descrição

Palavras-chave

Lingüística e alfabetização, psicogênese da escrita, didática pré-silábica, didática silábica

Idioma

Português

Como citar

ALFA: Revista de Linguística, v. 37, 1993 - Lingüística e ensino de língua

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação