Publicação: A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita
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Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O artigo analisa o problema da exclusão da didática silábica na alfabetização por força de aplicações equivocadas da psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro, e mostra que a análise da palavra em sílabas e a síntese das sílabas em novas palavras é critério básico para o entendimento de que a palavra escrita representa a palavra falada, e que a silabação, contextualizada por um tema gerador, integra seu caráter mecanicista no processo e torna-se significativa.
Descrição
Palavras-chave
Lingüística e alfabetização, psicogênese da escrita, didática pré-silábica, didática silábica
Idioma
Português
Como citar
ALFA: Revista de Linguística, v. 37, 1993 - Lingüística e ensino de língua