Testes de escuta dicótica em escolares com distúrbio de aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-04-01

Autores

Pinheiro, Fábio Henrique [UNESP]
Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]
Cardoso, Ana Cláudia Vieira [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial

Resumo

O transtorno do processamento auditivo é uma entidade clínica que pode estar associado a diversos distúrbios da comunicação humana, entre estes o distúrbio de aprendizagem. OBJETIVO: Caracterizar e comparar o desempenho de escolares com e sem distúrbio de aprendizagem nos testes de Fala com Ruído e Escuta Dicótica de Dígitos e Verbal. MATERIAL E MÉTODO: Participaram 40 escolares, de ambos os gêneros, com faixa etária de 8 a 12 anos, divididos em dois grupos: GI: composto por 20 escolares com diagnóstico de distúrbio de Aprendizagem e GII: composto por 20 escolares com bom desempenho escolar, pareados segundo gênero, faixa etária e escolaridade com GI. Foram realizadas avaliações audiológicas básicas e Testes de Dicótico de Dígitos, Dissílabos Alternados (SSW) e Fala com Ruído. FORMA DE ESTUDO: Estudo transversal com corte histórica. RESULTADOS: Os escolares de GI apresentaram desempenho inferior ao dos escolares de GII, nos testes Dicótico de Dígitos e Dissílabos Alternados e desempenho sem diferença estatisticamente significante no Teste de fala com Ruído. CONCLUSÃO: Os achados sugerem que o grupo de escolares com distúrbio de aprendizagem apresenta desempenho inferior em relação ao grupo sem dificuldades, refletindo dificuldades no processamento das informações auditivas.
Auditory processing disorder is a clinical entity that may be associated with several neuropathological disorders - learning disabilities among them. AIM: to characterize and compare the performance of students with and without learning disabilities in speech tests with and without background noise, dichotic listening tests, alternating dissyllable test. MATERIALS and METHODS: 40 students of both genders, ranging from 8 to 12 years of age participated in this study. They were divided in two groups: GI - 20 students with learning disabilities and GII - 20 students with good academic performance matched according to gender, age and education with GI. The evaluation consisted of basic audiological evaluation and applying dichotic listening tests, alternating disyllable test and speech test in noise. STUDY DESIGN: this is a cross-sectional study with a historical cohort. RESULTS: the students of GI presented inferior performance compared to Group II (GII), both on dichotic listening tests and on alternating disyllable tests, and performance with no statistically significant difference on the speech in noise test. CONCLUSION: The evidence found suggests that the group of children with learning disabilities shows inferior performance compared to the group without problems, reflecting difficulties on the processing of auditory information.

Descrição

Palavras-chave

aprendizagem, avaliação, transtornos da audição, learning, evaluation, hearing disorders

Como citar

Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial, v. 76, n. 2, p. 257-262, 2010.