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A tradição literária poética e sensorial em Le Clézio

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Artigo

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Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A segunda metade do século XIX mostra-se como um período no qual em cada um dos grandes poetas se abre e se fecha o leque de correspondências da analogia: Baudelaire, Verlaine, Rimbaud, Mallarmé, expressam em sua obra essa tendência à busca da verdadeira vida, do real oculto, movimento em que as sensações desempenham um papel primordial. Atualmente, a obra de Le Clézio vem confi rmar a procura de um mundo completo suscitado pela poesia, o único modo possível de se traduzir em palavras o êxtase sensorial: é o que mostram tanto seus ensaios, quanto suas obras fi ccionais, de L’extase matérielle e L’Inconnu sur la terre a Mondo et autres histoires, Désert, La Quarantaine e Coeur brûle et autres romances, corpus selecionado para a discussão do assunto.

Resumo (inglês)

The second part of 19th – century is a period in which in each of the great poets a range of analogic relations gets wider and narrower: Baudelaire, Verlaine, Rimbaud, Mallarmé express in their work this tendency to search for the true life, for the hidden real movement in which the sensations play a primordial role. Nowadays, the work of Le Clezio confi rms the pursuit of a complete world aroused by poetry, the only possible way of translating the sensory ecstasy into words: this is what his essays show as much as his fi ctional work, from L’extase matérielle and L’Inconnu sur la terre to Mondo et autres histoires, Désert, La Quarantaine and Coeur brûle et autres romances, corpus selected to the discussion of the subject.

Descrição

Palavras-chave

French Literature, Contemporary narrative, Poetry, Sensations, Literatura francesa, Narrativa contemporânea, Poesia, Sensações

Idioma

Português

Como citar

Itinerários: Revista de Literatura, n. 31, 2010.

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