Helena Antipoff – A educadora ruralista: a construção de um acervo pessoal sua relevância para a educação na atualidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-05-01

Autores

Barreiro, Iraide Marques de Freitas [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este artigo propõe-se a refletir como as trajetórias pessoal e profissional de Helena Antipoff (1892-1974), aliadas às suas convicções de que a intervenção e transformação do real decorrem do conhecimento acumulado, da experiência e do desejo de ampliar o bem comum são elementos que vão construindo acervos pessoais, a partir dessa triangulação. Esta construção se funda mais nas práticas e ações do que na intenção de elaborar um acervo, mas termina por compor a construção de uma memória, articulada à formação do “Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff” – Ibirité-MG. Nascida na Rússia e tendo vivido no Brasil no período de 1929-1974, a educadora destacou-se por ações socialmente relevantes fundadas na organização do estudo e da pesquisa nos campos da psicologia, da educação e da educação rural, sendo estas duas últimas objetos de nossa pesquisa documental e análises.
This paper was carried out as a reflection on Helena Antipoff’s personal and professional career (1892-1974), linked to her belief that the intervention and transformation of reality depend on the accumulation of knowledge, on the acquisition of experience, and on her intention to foster the sharing of the commonwealth, agents which, based on such a triangulation, are capable of building up personal assets. Structure based mostly on practices and actions rather than on the intention to work out assets, but which ended by producing the structure of a memory, linked to the development of the “Center of Documentation and Research Helena Antipoff” – Ibirité – MG. She was born in Russia and while she lived in Brazil from 1929 to1974, Helena Antipoff stood out due to her socially relevant actions based on the organization of study and research in the fields of psychology, education and rural education, and the last two activities are the subjects broached in our documentary research and analysis.

Descrição

Palavras-chave

personal assets, rural education, collective memory, acervo pessoal, memória coletiva, educação rural

Como citar

Patrimônio e Memória, v. 3, n. 1, p. 121-136.