Ensino na comunidade: aspectos socioeconômicos e demográficos das famílias visitadas por estudantes de medicina e enfermagem

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Data

2013-03-08

Autores

Rodrigues, Daniela Cristina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The establishment of strategies that articulate the university, the services and the community are teaching-learning practices which have increasingly gained space in the health area, stimulating higher education institutions to adequate the teaching policies directed to the formation of a generalist professional, qualified to understand the health-disease process at the different care levels. The present study aimed to learn the profile of families that received home visits by 1st and 2nd-year undergraduate students of Medicine and Nursing during the discipline Interação Universidade Serviços Comunidade da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, in 2011. In this study, 124 interviews were conducted to users registered at the Basic Health Units or Family Health Units of the Secretariat of Health of Botucatu Municipality – São Paulo State, which participated in the home visiting in 2011, and a semi-structured questionnaire was applied to identify socioeconomic and demographic characteristics. For statistical analysis, the software SPSS/WindowsÒ (version 10.5) was employed; we calculated the percentages of the studied variables and used the Chi-square test, with Pearson's correction when necessary, considering a significance level of 5%. Analysis of the results allowed us to learn the characteristics of the residents of the home, the living conditions of family, as well as the environment where they live, and we identified that there is no significant difference between the families selected in two different and consecutive years. Thus, we understand that our results may contribute to the planning of home visiting activities done by students of the Discipline IUSC
A implantação de estratégias que articulem universidade, serviços e comunidade são práticas de ensino-aprendizagem que, cada vez mais, ganham espaço na área da saúde, estimulando instituições de ensino superior na adequação de políticas de ensino voltadas para a formação de um profissional generalista, capacitado a entender o processo saúde-doença nos diferentes níveis de atenção. O presente estudo objetivou conhecer o perfil das famílias que receberam visitas domiciliares realizadas por estudantes dos 1º e 2º anos de graduação em Medicina e em Enfermagem na disciplina de Interação Universidade Serviços Comunidade da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, durante o ano de 2011. Nesse estudo foram realizadas 124 entrevistas a usuários cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde do município de Botucatu – SP, que participaram das visitas domiciliares em 2011, e aplicado um questionário semi estruturado, identificando-se suas características socioeconômicas e demográficas. Para a análise estatística foi utilizado o software SPSS/WindowsÒ (versão 10.5), calculamos as porcentagens das variáveis estudadas e utilizamos o teste de qui-quadrado, com correção de Pearson quando necessário, considerando-se nível de significância de 5%. A análise dos resultados possibilitou conhecer as características dos moradores do domicílio, das condições de vida familiar, bem como o meio em que vivem e como vivem e identificamos que não há diferença significativa entre as famílias selecionadas em dois anos diferentes e consecutivos. Assim, entendemos que nossos resultados podem contribuir para o planejamento das atividades de visita domiciliar realizada pelos estudantes da Disciplina IUSC

Descrição

Palavras-chave

Levantamentos, Demografia da familia, Domicilios, Aconselhamento familiar, Educação sanitária, Visita domiciliar - Factores socioeconómicos, Enfermagem domiciliar, Serviços de cuidados de saúde domiciliares, Home-based family services

Como citar

RODRIGUES, Daniela Cristina. Ensino na comunidade: aspectos socioeconômicos e demográficos das famílias visitadas por estudantes de medicina e enfermagem. 2013. 80 f. Dissertacao (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2013.