A relação das novas mídias de comunicação e o esporte: rupturas e conflitos para a formação moral a partir da representação social do futebol

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-10-30

Autores

Moioli, Altair [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The formation of the society, in a post-modern view, is marked by technological innovations, where the virtual media causes intense changes in communication patterns, forms of contacts and relationships. It causes the displacement of the subject to different environments, and it changes their actions to undefined places. The contacts with different areas of daily life - sports and virtual places - intensify changes in the moral subject’s perception. The main objective of this work was to analyze the moral perception of adolescent soccer athletes in different scenarios, and check how they perceive morality from the dilemmas they experience in the sports environment. Therefore, this study is a basic nature research, with qualitative approach and descriptive purpose. The data were collected through semi-structured interviews. They were conducted in the social networking site Facebook, with the participation of 13 athletes (aged 16 to 18 years) who play soccer in official championships. The procedures adopted for the analysis and the coding of the data were based on Thematic Analysis and Discourse Analysis. The results indicated that the athletes interviewed lived experiences mediated by both temporal and contextual differences, crossed by the actions of real subject leaders (coaches / managers), idealized leaders (mothers / fathers) and virtual ones (real / fake communities). They represent a different character for each environment - real or virtual - that carries specific subjectivities and leave marks on the constitution of the young athlete, consequently, on the contitution of the new moral subject. Thus, it is possible to conclude that the dialectical relationship of the athlete with different environments gives them the ability to relativize the actions without moral value. The gap between projections and interpretations of principles and values, which is differently manifested in each territory, leaves the athlete naked and without...
A formação da sociedade, num viés pós-moderno, está marcada pelas inovações tecnológicas, onde as mídias virtuais provocam intensas mudanças nos modelos de comunicação, nas formas dos contatos e das relações interpessoais, provocando um deslocamento do sujeito para diferentes ambientes, desterritorializando suas ações. Os contatos com diferentes territórios do cotidiano, do esportivo e do virtual, intensificam mudanças na percepção do sujeito moral. O objetivo principal deste trabalho foi analisar a percepção moral dos atletas adolescentes de futebol em diferentes cenários; e, ainda, verificar como percebem a moralidade a partir de dilemas vivenciados no ambiente esportivo. Para tanto, este estudo teve o suporte metodológico da pesquisa de natureza básica, com uma abordagem qualitativa e objetivo descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas por meio da rede social virtual Facebook, com a participação de 13 atletas (idades entre 16 e 18 anos) praticantes de futebol em campeonatos oficiais. Os procedimentos adotados para a análise e codificação dos dados tiveram como base a Análise Temática consorciada pela Análise de Discurso. Os resultados indicaram que os atletas entrevistados vivenciam experiências mediadas por diferenças contextuais e temporais, atravessadas pela atuação de lideranças de sujeitos reais (técnicos/dirigentes), idealizados (pais/mães) e virtuais (comunidades reais/fakes). Eles representam um personagem diferente para cada ambiente – real ou virtual – que carrega subjetividades específicas e deixam marcas na constituição do atleta jovem e, portanto, desse novo sujeito moral. Deste modo, conclui-se que, a relação dialética do atleta com os diferentes ambientes lhe fornece a possibilidade de relativizar as ações destituídas de valor moral. O descompasso entre as projeções e interpretações de princípios e valores, onde em cada...

Descrição

Palavras-chave

Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934, Bauman, Zygmunt 1925-, Lipovetsky, Gilles 1944-, Soccer, Futebol, Valores, Mídia digital, Percepção, Ética, Subjetividade, Análise do discurso, Redes sociais, Representações sociais

Como citar

MOIOLI, Altair. A relação das novas mídias de comunicação e o esporte: rupturas e conflitos para a formação moral a partir da representação social do futebol. 2013. 301 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.