Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP]
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]
Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Gulo, Fábio Henrique [UNESP]
Moreira, Maria de Fátima Salum [UNESP]
Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

Educação contemporânea - caminhos, obstáculos e travessias, organizado por Arilda Inês Miranda Ribeiro, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Monica Fürkotter e Yoshie Ussami Ferrari Leite, é um compêndio de artigos que indicam rumos para se discutir e praticar métodos educacionais mais humanizados na era contemporânea. Formadores em cursos de licenciatura e projetos de desenvolvimento profissional de professores, os autores saem do lugar comum ao falar de assuntos complexos como violência e indisciplina, educação sexual, religião, uso de tecnologias no ensino e políticas públicas para educação infantil. No caso de violência e indisciplina, por exemplo, que a maioria das dissertações acadêmicas aborda como se fossem problemas exclusivos das escolas públicas, embora ocorram igualmente nas particulares, os autores lembram que não se pode dizer que sejam questão, unicamente, de ordem econômica e social. O livro sugere que há uma perspectiva de mudança do mundo contemporâneo, uma vez que a educação representa uma possibilidade real de transformação da condição humana e da realidade objetiva, ainda que não seja a única.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Educação sexual, Violencia escolar, Assédio nas escolas, Educação fisica, Educação de crianças, Brasil

Como citar

RIBEIRO, Arilda Ines Miranda et al. Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832161.