Livros - Geografia - IGCE

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • ItemTese de doutorado
    As políticas neoliberais no Centro Paula Souza: mediação e alienação do trabalho docente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-04-13) Marioto, Anderson; Souza, José Gilberto de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa pesquisa tem o objetivo de investigar o trabalho docente no Centro Paula Souza elucidando as principais consequências das políticas educacionais de cunho neoliberal para com essa atividade. Há no Brasil programas federais, estaduais e municipais que seguem a cartilha do Banco Mundial no que diz respeito as ações educacionais nas principais redes públicas. Do ponto de vista do espaço geográfico a rede técnica de ensino do estado de São Paulo passou pela maior ampliação em suas unidades, no período que compreende os anos de 2002 a 2017 se espalhando pelo território paulista e necessitando de mais docentes. A rede técnica de ensino paulista tem uma trajetória vasta na formação, preparando seu aluno para o exercício da cidadania e da atividade laboral. Assim, interpretar esse processo recente na rede de ensino técnica do Centro Paula Souza se coloca na agenda das políticas públicas educacionais e da Geografia Econômica atual. A pesquisa dará foco às consequências das ações e políticas de cunho neoliberal na rede de ensino técnica do estado de São Paulo, sua ampliação no território paulista e qual é o perfil dos docentes que atuam na rede. Além disso, também busca averiguar como essas políticas educacionais neoliberais entram no cotidiano das unidades de ensino, sobretudo na Região Metropolitana de São Paulo e suas consequências ao trabalho docente por meio da categoria de mediação.
  • ItemLivro
    Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos
    (Editora Unesp, 2014) Ventorini, Sílvia Elena [UNESP]
    O livro discorre sobre a trajetória da autora na busca de fundamentação teórico-metodológica para analisar dados sobre a organização espacial de alunos cegos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola especial com o objetivo de investigar como os educandos cegos organizavam os objetos no espaço e que estratégias usavam para constituir suas representações. Os educandos representaram locais de seu cotidiano por meio de desenhos, maquetes e narrativas. A pesquisadora também dialogou com estudiosos da área da Psicologia que investigam os desenvolvimentos motor e cognitivo de crianças cegas e a relação delas com o espaço. As análises dos resultados indicam que os alunos cegos exploram os objetos no espaço tendo como base o eixo de simetria do próprio corpo e, por isso, suas representações são elaboradas nas perspectivas vertical, horizontal e oblíqua. Ainda usam a distância funcional para medir o espaçamento entre um objeto e outro no espaço, assim como para estabelecer as formas e tamanhos de objetos menores.Nestas leituras, a autora também constatou a importância das relações sociais nos referidos desenvolvimentos. Assim, elaborou sua análise de uma perspectiva histórico-cultural, pois a seu ver pesquisar como o outro organiza e representa o espaço significa investigar também as suas relações sociais.
  • ItemLivro
    Riscos e vulnerabilidades: teoria e prática no contexto Luso-Brasileiro
    (Cultura Acadêmica, 2013) Lombardo, Magda Adelaide [UNESP]; Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP]; Cunha, Lúcio; Ramos, Anabela M.; Costa, Juliana Amorim da; Tosetti, Larissa Leite; Polizel, Jefferson Lordello; Silva Filho, Demóstenes Ferreira da; Vendrame, Íria F.; Andrade, Mateus A. R.; Miranda, Marília C.; Pellegrina, Geórgia Jorge [UNESP]; Cunha, Cenira Maria Lupinacci da [UNESP]; Ferreira, Cláudio José [UNESP]; Rossini-Penteado, Denise [UNESP]; Guedes, Antonio Carlos Moretti; Carneiro, José Gustavo Viégas [UNESP]; Carneiro, Maria Cecília Vecchiato Saenz [UNESP]; Thomás, Denis Dorighello; Sanches, Djalma Luiz; Naurani, Farid [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro apresenta os resultados mais relevantes das atividades realizadas dentro do Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, patrocinado pela Fapesp e relacionado a estudos de impactos, vulnerabilidades e variabilidades nas mudanças do clima no estado de São Paulo e região sudeste do Brasil. Tais experiências têm sido discutidas e desenvolvidas com grupos de pesquisa de Portugal, que dão ao trabalho um caráter mais abrangente e internacional. O Brasil vem estudando já há algum tempo impactos das mudanças no clima que possam servir como base para estratégias de adaptação e para análises de vulnerabilidade diante das ameaças climáticas. O projeto da Fapesp tem, especificamente, a missão de produzir estudos de detecção e traçar cenários climáticos futuros, com metodologias que possam ser aplicadas em todo o Brasil. Essa metodologia leva em conta uma combinação de dados do clima (observações e projeções derivadas de modelos climáticos) com base em informações ambientais, geográficas, geofísicas e sociais. A ênfase está nos extremos climáticos e nos seus impactos sobre os recursos hídricos, assim como no planejamento com vista a minimizar os desastres naturais de origem meteorológica, que de alguns anos para cá têm se disseminado pelo país
  • ItemLivro
    Riscos ambientais e vulnerabilidades nas cidades brasileiras: conceitos, metodologias e aplicações
    (Cultura Acadêmica, 2012) Almeida, Lutiane Queiroz de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O geógrafo Lutiane Queiroz de Almeida analisa neste livro os riscos e vulnerabilidades socioambientais para tentar compreender as inter-relações entre vulnerabilidades sociais e exposição aos riscos naturais, como as inundações urbanas. Como estudo de caso, analisa a bacia do rio Maranguapinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, que além de ocupar territórios da capital cearense, se estende pelos municípios de Caucaia, Maracanaú e Maranguape. Recorrendo ao cruzamento de uma multiplicidade de dados, parte levantada por ele próprio, referentes a pluviometria, topografia, evolução de ocupação urbana, demografia, renda e educação, entre outros, Almeida criou e aplicou ao espaço analisado um Índice de Vulnerabilidade Socioambiental. Sustentado por inúmeros mapas e tabelas, o trabalho, que serve de modelo para o estudo de outras áreas urbanas do país, demonstra que os espaços com maior exposição aos riscos de inundação são aqueles que detêm os mais altos indicadores de vulnerabilidade social.
  • ItemLivro
    Estudos agrários: a complexidade do rural contemporâneo
    (Cultura Acadêmica, 2011) Ferreira, Darlene Aparecida de Oliveira [UNESP]; Ferreira, Enéas Rente [UNESP]; Maia, Adriano Corrêa [UNESP]; Alves, Flamarion Dutra [UNESP]; Sales, Elias Júnior Câmara Gomes [UNESP]; Antonio Filho, Fadel David [UNESP]; Santos, Ellen Vieira; Fonseca, Ana Ivânia Alves [UNESP]; Teixeira, Lucas dos Reis; Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis; Pinto, Carlos Vinícius da Silva; Franz, Juliana Cristina; Salamoni, Giancarla; Pereira, Anete Marília; Afonso, Priscilla Caires Santana; Silva, Cássio Alexandre da; Alves, Carlos Henrique Silva; Silveira, Gerlaine Soares; Souza, Edvânia Gisele de; Ruas, Davi Guilherme Gaspar [UNESP]; Frederico, Samuel [UNESP]; Geraldo, João Carlos [UNESP]; Silva, Lilian Damares de Almeida [UNESP]; Gomes, Leonardo Ferreira [UNESP]; Alves, Genilda do Rosário [UNESP]; Moura, Lucimára dos Santos de [UNESP]; Barros, Lânderson Antória; Cabana, Glauber Sudo; Costa, Adão José Vital da; Ribeiro, Veridiana Soares; Ayres, Eduardo Charles Barbosa; Fonseca, Vanessa; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta obra reúne trabalhos de pesquisadores de três universidades públicas brasileiras apresentados durante o I Colóquio de Pesquisas do Núcleo de Estudos Agrários da Unesp de Rio Claro, realizado em outubro de 2010. Organizada por Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira, Enéas Rente Ferreira e Adriano Corrêa Maia, pretende compreender a realidade agrária brasileira contemporânea a partir de suas principais características, considerando o passado e o presente. A obra mostra que a diversidade espacial é umas das marcas importantes do sistema, com o mundo rural organizado distintamente em contextos regionais e atrelando culturas a áreas específicas. Por isso, os trabalhos tratam também de contextos espaciais historicamente construídos, dos quais emergem novos atores sociais ou se consolidam os detentores de estruturas passadas. As pesquisas identificam principalmente as características e as tendências da geografia agrária no Brasil do início do século XXI, os processos, como produção e migração, os usos modernos do espaço agrícola (como o turismo rural) e o papel atual das pequenas propriedades na agricultura brasileira.
  • ItemLivro
    História do pensamento geográfico e epistemologia em geografia
    (Cultura Acadêmica, 2010) Godoy, Paulo Roberto Teixeira [UNESP]; Cavalcanti, Agostinho Paula Brito [UNESP]; Viadana, Adler Guilherme [UNESP]; Piccoli Neto, Danilo [UNESP]; Alves, Flamarion Dutra [UNESP]; Tanaka, Juliana Emy Carvalho [UNESP]; Souza, Thiago Tavares de [UNESP]; Pezzato, João Pedro [UNESP]; Reis Júnior, Dante Flávio da Costa [UNESP]; Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]; Antonio Filho, Fadel David [UNESP]; Maia, Adriano Corrêa [UNESP]; Ferreira, Darlene Aparecida de Oliveira [UNESP]; Picchi, Bruno [UNESP]; Sales, Elias Júnior Câmara Gomes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste livro não é suprir as deficiências ou as lacunas da história do pensamento geográfico e, tampouco, adotar o escrúpulo historicista de compreensão de uma história petrificada em narrativas e pontos de vista acerca de problemas científicos que interessam a poucos. Neste sentido, não se trata, fundamentalmente, da história do pensamento geográfico como tradicionalmente se concebe o conjunto de temas relacionados ao desenvolvimento científico da geografia. Se essa fosse a sua finalidade, sua deficiência seria manifesta e o desequilíbrio entre as partes retiraria todo o seu sentido. O seu propósito é o de reunir as contribuições de docentes e pós-graduandos em geografia, em torno de dois grandes eixos temáticos: história do pensamento geográfico e epistemologia em geografia.
  • ItemLivro
    Paisagens do consumo: São Paulo, Lisboa, Dubai e Seul
    (Cultura Acadêmica, 2010) Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As reflexões elaboradas neste livro fazem parte dos resultados de tese de Livre Docência em Geografia Urbana da UNESP, campus de Rio Claro que abordou o consumo como categoria de análise. Por meio do entendimento do consumo procurou-se compreender os principais impactos na produção do espaço urbano, na atualidade. Observadas as metrópoles de São Paulo, Lisboa, Seoul e Dubai, construiu-se um pensamento que considera a metrópole como espaço-sedutor. Nesta construção, elaborou-se uma leitura das paisagens do consumo nas referidas metrópoles e várias foram as contradições encontradas nas relações de consumo e na produção do espaço urbano. O reconhecimento das articulações entre a produção, a circulação, o comércio e o consumo, dentro do processo de generalização da mercadoria, também ganhou importância, e assim outros conflitos foram apontados.
  • ItemLivro
    Da produção ao consumo: impactos sócio-ambientais no espaço urbano
    (Cultura Acadêmica, 2009) Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]; Cortez, Ana Tereza Caceres [UNESP]; Mendes, Auro Aparecido [UNESP]; Pitton, Sandra Elisa Contri [UNESP]; Lombardo, Magda Adelaide [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro discute e estimula reflexões de como as relações de consumo podem comprometer a qualidade de vida, a justiça social e a sobrevivência do planeta. Aborda os impactos socioambientais das ações do homem nas esferas da produção, circulação e consumo, alertando para a necessidade de se adotar um uso mais sustentável do meio ambiente. Nos vários textos constantes da obra, as cidades são vistas como materialidade das mudanças socioambientais, onde todas as relações sociais de produção devem ser enfocadas em sua totalidade. Entre os temas tratados, merecem destaque: a industrialização, o incentivo ao consumo e ao descarte descontrolado de materiais e as disparidades entre o superconsumo e o subconsumo, a dialética global/local, as alterações climáticas, o planejamento e as políticas públicas. Estas diferentes questões são analisadas sob perspectivas diversas, o que demonstra a amplitude da problemática da produção, circulação e consumo e seus impactos na atualidade.
  • ItemLivro
    As chuvas e as massas de ar no estado de Mato Grosso do Sul: estudo geográfico com vista à regionalização climática
    (Cultura Acadêmica, 2009) Zavattini, João Afonso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Obra climatológica que oferece tratamento dinâmico às questões climáticas do Mato Grosso do Sul, principalmente à circulação atmosférica regional e às implicações pluviais. Considerando-se que tal região, a exemplo do que ocorre com o território paulista, encontra-se na confluência dos principais sistemas atmosféricos da América do Sul, possuindo mais de um tipo de regime pluviométrico (áreas com regime do tipo Brasil Central e outras com regime do tipo Brasil Meridional), o autor deste livro procura compreender a relevância de estudos que privilegiam a distribuição das chuvas como um dos indicadores do seu mosaico climático. Para tanto descreve as chuvas anuais, sazonais e mensais do período de 1966 a 1985 e, depois, as chuvas diárias do triênio 1983-1985, analisando-as do ponto de vista rítmico. Trata-se de um estudo original, uma vez que se fundamenta na dinâmica das massas de ar, isto é, das cadeias fundamentais dos tipos de tempo, dos mecanismos frontológicos e dos ritmos pluviais, metodologia que possibilitou não apenas entrever as relações atmosfera-território sulmatogrossense como, também, propor uma classificação climática de base genética, ainda que sob a forma de tentativa