Submissões recentes

  • O ginásio da morada do sol: história e memória da Escola Estadual Bento de Abreu de Araraquara

    Souza, Rosa Fátima de Autor UNESP; Valdemarin, Vera Teresa Autor UNESP; Zancul, Maria Cristina de Senzi Autor UNESP; Oliveira, Rosilene Batista de Autor UNESP; Ancelmo, Muriel Carmo Lameira Autor UNESP; Fiscarelli, Silvio Henrique Autor UNESP; Antonio, Mara Rúbia dos Santos Autor UNESP; Silva, Marilda da Autor UNESP; Perez, Maria Isabel Autor UNESP; Mortatti, Maria do Rosário Longo Autor UNESP (Editora Unesp, 2014) [Livro]
    O livro - uma coletânea de onze artigos escritos por vários autores - reconstitui a história da Escola Estadual Bento de Abreu, da cidade de Araraquara, interior de São Paulo, abordando as transformações nela ocorridas ao ...
  • Educação infantil inclusiva no Brasil e na Espanha: uma análise comparada de percepções de diretores(as) e de suas equipes

    Miranda, Maria de Jesus Cano Autor UNESP (Editora Unesp, 2014) [Livro]
    O objetivo do livro é analisar as condições que envolvem o processo de inclusão de crianças com deficiências que frequentam os cursos de educação infantil no Brasil e na Espanha, identificando ainda como ocorre a aprendizagem ...
  • Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas

    Sgobbi, Isabela Vicenzo Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2013) [Livro]
    De forte caráter autobiográfico - já que foi, em boa parte, baseado nas próprias experiências da autora enquanto estudante e pesquisadora - este trabalho é uma tentativa de realizar uma abordagem qualitativa das práticas ...
  • A complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos

    Silva, Marilda da Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2009) [Livro]
    A obra propõe uma reflexão sobre os saberes teóricos e práticos no âmbito da formação e atuação docente, tendo em vista a natureza de cada um desses saberes e em que medida eles tornam complexa a formação e o trabalho dos ...
  • Inovação: limites e possibilidades para aprender na era do conhecimento

    Bizelli, José Luís Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2013) [Livro]
    O livro trata da utilização da Televisão Digital na Educação, mais especificamente do uso do t-learning na Educação a Distância (EaD), discutindo as possibilidades de avanço e os limites estruturais da modalidade. Para o ...
  • História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada

    Ávila, Virgínia Pereira da Silva de Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2013) [Livro]
    O livro trata da história do ensino primário rural no Brasil no período de 1921 a 1952, caracterizado por uma significativa expansão do setor. Analisa especialmente o processo de construção das políticas educacionais para ...
  • Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural

    Carlindo, Eva Poliana Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2011) [Livro]
    O ingresso na profissão de professora faz as mulheres ascenderem socialmente, mas não possibilita que adquiram capital cultural, o pilar que sustenta o sucesso da escola. Esta é a conclusão de Eva Poliana Carlindo nesta ...
  • Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias

    Martins, Lígia Márcia Autor UNESP; Duarte, Newton Autor UNESP; Derisso, José Luis Autor UNESP; Mesquita, Afonso Mancuso de Autor UNESP; Sala, Mauro Autor UNESP; Marsiglia, Ana Carolina Galvão Autor UNESP; Ferreira, Nathalia Botura de Paula Autor UNESP; Francioli, Fatima Aparecida de Souza Autor UNESP; Pasqualini, Juliana Campregher Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2010) [Livro]
    Essa coletânea de textos produzidos por professores e alunos da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista ...
  • Pesquisa em educação: Métodos e modos de fazer

    Silva, Marilda da Autor UNESP; Valdemarin, Vera Teresa Autor UNESP; Cunha, Marcus Vinícius da Autor UNESP; Badia, Denis Domeneghetti Autor UNESP; Carvalho, José Carlos de Paula; Mortatti, Maria do Rosário Longo Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2010) [Livro]
    O objetivo deste livro é tornar públicas reflexões, ensaios e relatos acadêmicos sobre os intrincados processos desenvolvidos para a consolidação de linhas de trabalho e formação de novos pesquisadores. Para isso, reunimos ...
  • (Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa

    Oliveira, Maria Lúcia de Autor UNESP; Assis, Maria Bernadete Amêndola Contart de Autor UNESP; Radino, Glória Autor UNESP; Alves, Fernando Donizete Autor UNESP; Pereira, Patrícia da Silva Autor UNESP; Kodato, Sérgio; Chakur, Cilene R. de Sá Leite Autor UNESP; Camargo, Ricardo Leite Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2009) [Livro]
    O leitor encontrará neste livro o resultado de pesquisas científicas sobre temas que fundam a educação problematizam princípios e práticas atuais da educação escolarizada. Sem abandonar as antigas concepções de educação e ...