Submissões recentes

  • Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos

    Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Autor UNESP; Morelatti, Maria Raquel Miotto Autor UNESP; Fürkotter, Monica Autor UNESP; Mendonça, Naiara Costa Gomes de Autor UNESP; Lima, Vanda Moreira Machado Autor UNESP; Leite, Yoshie Ussami Ferrari Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2010) [Livro]
    Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil ...
  • Pesquisa em educação escolar: percursos e perspectivas

    Lima, José Milton de Autor UNESP; Silva, José Divino da Autor UNESP; Raboni, Paulo César de Almeida Autor UNESP; Bendrath, Eduard Angelo Autor UNESP; Gomes, Alberto Albuquerque Autor UNESP; Ramos, Regina Celia Autor UNESP; Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini di Autor UNESP; Ferreira, Roseli Helena Autor UNESP; Menin, Ana Maria da Costa Santos; Yamashiro, Carla Regina Caloni et al. (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2010) [Livro]
    A coletânea tem como eixo central a Educação Escolar e este tema conduz e confere unidade às reflexões, abordado a partir de diferentes perspectivas. A preocupação que perpassa todos os textos pode ser expressa na seguinte ...
  • Professores aposentados: quais os motivos para seu retorno à docência?

    Meira, Vanessa Ribeiro Andreto Autor UNESP; Leite, Yoshie Ussami Ferrari Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2013) [Livro]
    A escola no Brasil vem enfrentando o aparecimento de uma série de dilemas, frutos das mudanças sociais ocorridas nos últimos tempos, que terminam por sobrecarregar os professores. Diante desse cenário, boa parte dos ...
  • Poesia infantil: concepções e modos de ensino

    Souza, Renata Junqueira de Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2012) [Livro]
    A autora discute a presença quase insignificante da poesia no ensino fundamental, mostrando também que são inúmeros os equívocos didáticos quando se recorre ao gênero nas salas de aula. Ela ainda analisa as razões do ...
  • A inserção no exercício da docência: necessidades formativas de professores em seus anos iniciais

    Leone, Naiara Mendonça Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2012) [Livro]
    Baseada em vasta bibliografia e em entrevistas com professores da rede municipal de ensino de Rancharia, região de Presidente Prudente (SP), a autora propõe possibilidades para o período inicial da docência, que compreende ...
  • O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores

    Leite, Yoshie Ussami Ferrari Autor UNESP (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2011) [Livro]
    Aqui a pesquisadora Yoshie Ussami Ferrari Leite busca averiguar o real papel das obrigatórias 800 horas de prática pedagógica no curso de formação inicial dos professores, e ainda discutir como essa carga horária poderia ...
  • Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias

    Ribeiro, Arilda Ines Miranda Autor UNESP; Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim Autor UNESP; Fürkotter, Monica Autor UNESP; Leite, Yoshie Ussami Ferrari Autor UNESP; Zechi, Juliana Aparecida Matias Autor UNESP; Menin, Maria Suzana de Stefano Autor UNESP; Gomes, Alberto Albuquerque Autor UNESP; Gulo, Fábio Henrique Autor UNESP; Moreira, Maria de Fátima Salum Autor UNESP; Francisco, Marcos Vinicius Autor UNESP et al. (Coleção PROPG Digital (UNESP), 2011) [Livro]
    Educação contemporânea - caminhos, obstáculos e travessias, organizado por Arilda Inês Miranda Ribeiro, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Monica Fürkotter e Yoshie Ussami Ferrari Leite, é um compêndio de artigos que ...