Livros - Relações Internacionais (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) - FFC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • ItemLivro
    Medidas antidumping e política doméstica: o caso da citricultura estadunidense
    (Cultura Acadêmica, 2015) Geraldello, Camilla Silva; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A obra analisa o funcionamento da dinâmica política dos EUA no processo de tomada de decisões de política externa comercial no contencioso do suco de laranja na OMC ocorrido entre 2009 e 2011, mostrando como tal dinâmica influenciou o embate internacional. A utilização pelos EUA de metodologia já condenada pela OMC para o cálculo de direitos antidumping sobre o produto brasileiro denota que, embora o segmento citricultor não articule cadeias produtivas nacionais, sua importância na Flórida e a importância estratégica deste estado na dinâmica política estadunidense são suficientes para que o setor consiga superar as preferências de livre comércio das indústrias, garantindo proteção.
  • ItemLivro
    A atuação política da Agência de Informação dos Estados Unidos no Brasil (1953-1964)
    (Cultura Acadêmica, 2015) Santomauro, Fernando; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Agência de Informação dos Estados Unidos (USIA), órgão criado pelo presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower, foi a maior agência daquele país no exterior durante os anos 50 e 60, em número de funcionários e orçamento. No Brasil, a USIA chegou a ter mais de 60 postos locais espalhados por todo o país, fazendo constantes pesquisas qualitativas e quantitativas da opinião pública brasileira; produzindo materiais apócrifos para imprensa (jornais, rádios, TVs e cinema); organizando feiras e exposições; e promovendo intercâmbios educacionais, artísticos e culturais. Este livro se baseou, principalmente, nos arquivos do governo norte-americano e em entrevistas com ex-funcionários da USIA.
  • ItemLivro
    Transparência e Controle Social:A experiência do Observatório da Gestão Pública no combate à corrupção
    (Cultura Acadêmica, 2014) Oliveira, Marcelo Fernandes de [UNESP]; Geraldello, Camilla Silva [UNESP]; Fiamengui, Fernando [UNESP]; Leonelli, Aubrey Renan de Oliveira; Pelissari, Annie Elissa Pollon; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro analisa o trabalho do Observatório da Gestão Pública, uma entidade de direito privado que, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp, realizou entre 2010 e 2013 uma série de investigações sobre as más práticas administrativas no setor público da cidade de Marília, interior de São Paulo, algumas das quais já resultaram em processos contra autoridades do município por improbidade administrativa. Além de apresentar provas de uma total ausência de critérios para uma boa execução do orçamento municipal, o livro traz o levantamento efetuado sobre os gastos públicos municipais com os serviços de mídia e publicidade, feitos sem licitação e privilegiando os meios de comunicação afinados com a prefeitura. Expõe ainda dados sobre a “máfia da merenda”, um esquema de corrupção de âmbito nacional com ramificações em Marília, e sobre o pagamento de fornecedores realizados muitas vezes fora da ordem cronológica, o que não é permitido por lei senão em casos excepcionais. A partir do trabalho do Observatório da Gestão Pública e com base na realidade sociopolítica de Marília, os autores também discutem conceitualmente a necessidade de um controle social maior e de uma “advocacia de ideias” para o setor público brasileiro, de modo a se prevenir e remediar o uso irregular do orçamento público.
  • ItemLivro
    Os projetos políticos de Brasil e Venezuela para a América do Sul do século XXI: a UNASUL e a ALBA em uma perspectiva comparada
    (Cultura Acadêmica, 2014) Pedroso, Carolina Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Carolina Silva Pedroso analisa nesta obra as políticas externas de Brasil e Venezuela e suas relações com as demais nações da América do Sul após as décadas de 1980 e 1990, período em que os governos sul-americanos permaneceram alinhados às políticas liberalizantes promovidas pelo Consenso de Washington. Ela se volta para a ascensão de líderes identificados com a esquerda na região, comparando suas políticas e analisando as duas principais organizações regionais criadas naquele momento: Unasul e Alba. Pedroso resgata a ascensão do primeiro presidente da chamada “onda rosa”, Hugo Chávez, na Venezuela, em 1998, e, na sequência, de seus pares da Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Bolívia e Equador. Chávez, mostra e autora, marcou a política da América do Sul ao “refundar” a República por meio de uma nova Constituição e financiar projetos sociais locais e internacionais, assim como por liderar esquemas de integração baseados no socialismo do século XXI e no bolivarianismo, expressos principalmente na Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba). A obra conta como, a ascensão de Lula, em 2003, no Brasil, também impactou o cenário sul-americano. No maior país da região surgia uma nova classe de dirigentes representando o desejo expresso de diminuir as desigualdades sociais do país. Em relação à integração sul-americana o Brasil também assumiu uma postura protagonista ao articular a criação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que institucionalizou a associação de doze países da região de maneira autônoma em relação aos Estados Unidos. Embora buscassem objetivos semelhantes, interna e externamente, as forças consideradas progressistas não chegaram ao poder com ideias homogêneas, segundo a autora, o que provocou classificações desses governos baseadas em suas semelhanças e afinidades ideológicas.
  • ItemLivro
    Entre a teoria e a história: a política comercial dos Estados Unidos na década de 1980
    (Editora Unesp, 2011) Mendonça, Filipe [UNESP]
    Neste livro, Filipe Mendonça faz uma análise da política comercial norte-americana dos anos 1980, mas nos oferece uma visão abrangente. Trata-se de análise especializada, com amplo olhar sobre questões fundamentais para a compreensão daquela política. Por isso o peso que tem a política externa e internacional, sempre focando nas relações dos âmbitos doméstico e internacional. O autor busca, ao longo do trabalho, demonstrar as motivações principais das mudanças na política norte-americana, muito fortemente marcadas pelo Omnibus and Trade Competitiveness Act de 1988, que marca a definitiva implementação do fair trade, internacionalmente conhecido pela revitalização do sistema de sanções pelas Super 301 e Special 301. Trabalho ganhador do disputado Prêmio Franklin Delano Roosevelt de Estudos sobre os Estados Unidos da América 2011, atribuído pela embaixada dos Estados Unidos em Brasília.
  • ItemLivro
    As teorias das guerras preventivas e as relações internacionais
    (Editora Unesp, 2011) Palacios Junior, Alberto Montoya Correa [UNESP]
    Nos dias atuais, a agressão militar vem sendo reeditada frequentemente em todos os continentes. Sob a máscara da “defesa preventiva”, são realizadas expedições punitivas, derrubadas de governos e outros tipos de ingerência na soberania nacional dos países. A defesa da democracia, a defesa do livre mercado, a defesa da livre manifestação da cidadania ante o Estado opressor, a defesa da segurança nacional e até a defesa de algum deus já soaram como escusa para a “guerra preventiva”. Neste livro, Alberto Montoya Correa Palacios Junior retorna aos textos clássicos da filosofia política para analisar as diferentes doutrinas sobre “guerra preventiva”. O resultado desse esforço intelectual é uma análise madura e profunda sobre um tema muito atual, cuja gênese é mostrada na história do pensamento das Relações Internacionais sob o prisma das considerações políticas, jurídicas e éticas que envolvem a questão.
  • ItemLivro
    A construção do inimigo nos discursos presidenciais norte-americanos do pós-Guerra Fria
    (Cultura Acadêmica, 2013) Leite, Lucas Amaral Batista [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Abrangendo de 1989 a 2009, período que tem como pano de fundo do fim da União Soviética à guinada conservadora da “guerra ao terror” como consequência dos atentados de 11 de Setembro em Nova Iorque, o livro examina a construção da narrativa do inimigo nos discursos conhecidos com Estado da União (State of Union Adresses), realizados anualmente pelos chefes do Executivo norte-americano. São analisados os discursos dos presidentes George H. W. Bush (1989-1993), Bill Clinton (1993-2001) e George W. Bush (2001-2009). Por meio da linguagem utilizada nesses discursos, Lucas Amaral Batista Leite busca entender de que modo a linguagem se caracterizou como a principal forma de estabelecer relações de alteridade. Para o autor, o discurso que busca delimitar o outro como inimigo carrega marcas que envolvem discussões e conceitos amplos, como a possibilidade de definições preestabelecidas do que é civilizado e moderno e do que é barbárie. A importância desse discurso não está apenas na delimitação de quem “eu sou” e quem “o outro é”, mas também nas narrativas que legitimam essas construções, como a concepção de um constante progresso, a possibilidade de prever e conter riscos, modelos mais propensos à paz, entre outras. A contraposição entre Ocidente e o resto, democracia e totalitarismo, paz e guerra é ideia à qual se recorre com frequência, na tentativa de resgatar construções passadas para legitimar ações no presente. Entre as conclusões do autor, está a de que os presidentes norte-americanos usam “caminhos” preestabelecidos para criar um discurso que seja entendível, aceitável e, ao mesmo tempo, permita a identificação com significados próprios da cultura e da linguagem política dos Estados Unidos. Portanto, o papel dos discursos é o de estabelecer limites e fronteiras no que se busca transmitir como a identidade norte-americana. Quando o presidente assume para si essa função, ele transmite...
  • ItemLivro
    A influência do Lobby do etanol na definição da política agrícola e energética dos Estados Unidos (2002-2011)
    (Cultura Acadêmica, 2012) Thomaz, Laís Forti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho tem por objetivo demonstrar como o lobby dos produtores de etanol influenciou na definição da política agrícola e energética dos Estados Unidos na última década e, de maneira mais ampla, como a defesa dos interesses dos agentes econômicos domésticos pode influenciar nos rumos do comércio internacional. O livro levanta quais são os grupos de interesse ligados ao etanol, seu modo de atuação - tanto na esfera da política interna quanto da externa -, suas principais entidades representativas e suas estratégicas de curto e médio prazo. Para a autora, o lobby dos produtores americanos foi altamente eficiente na década passada, visto que os Estados Unidos atualmente lideram a produção mundial de etanol, ali baseada no milho. O nível de consumo anual do produto subiu de cerca de 1 bilhão para mais de 13 bilhões de barris, acompanhando o aumento da produção. Nesse mesmo período, as importações líquidas foram quase nulas, com o mercado americano permanecendo praticamente fechado para outros produtores, como o Brasil. De acordo com a pesquisa, os subsídios e os programas governamentais de incentivo também contribuíram para que os produtores americanos desenvolvessem tecnologia mais eficiente e aumentassem a margem de lucro
  • ItemLivro
    Lentes de gênero para as missões de paz: desconstrução de discursos e reflexões sobre práticas generificadas
    (Cultura Acadêmica, 2012) Rebelo, Tamya Rocha [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Tamya Rocha Rebelo escreveu este livro para instigar os leitores a romper com entendimentos tradicionais e enraizados. Ela procura mostrar aqui que a mulher gradualmente assume um espaço na esfera pública, em lugares historicamente ocupados por homens. E aponta especificamente, como um desses lugares, a Organização das Nações Unidas (ONU), após ter avaliado textos publicados pela entidade entre 2000 e 2010, referentes a uma resolução do Conselho de Segurança, relatórios do secretário-geral, informes de agências especializadas, diretrizes do Departamento de Operações de Manutenção da Paz, entre outros. Rebelo faz um foco nas missões de paz da ONU que, criadas durante os anos da Guerra Fria, são instrumentos de enorme visibilidade e dos mais acreditados da entidade para tratar na prática de problemas de segurança internacional. Embora não incluam essa proposta de forma explícita, essas missões também são um veículo importante para transmitir a mensagem de participação igualitária de homens e mulheres, na avaliação da autora. Ela mostra que a ONU associa normalmente em seus documentos questões de gênero e processos de paz, demonstrando que, de forma inédita em sua história, está a adotar uma estratégia de maior inclusão das mulheres em suas missões de paz. O uso recorrente da expressão Integração de Perspectivas de Gênero pela organização, de acordo com Rebelo, significa que a ONU chancela a ideia, no âmbito de suas atividades, de que as responsabilidades, as oportunidades e os direitos de homens e mulheres devem ser iguais, apesar das diferenças entre os gêneros.
  • ItemLivro
    Participação das centrais sindicais no Mercosul (1991-2010)
    (Cultura Acadêmica, 2011) Mariano, Karina Lilia Pasquariello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta obra, a pesquisadora Karina Lilia Pasquariello Mariano expõe as motivações e as propostas das centrais sindicais do Cone Sul (especialmente da CUT brasileira e da CGT argentina) durante a primeira década de integração econômica dos países da região. Para Mariano, apesar de não ter sido previsto espaço para as centrais nas decisões econômicas e institucionais do bloco, essas organizações jamais deixaram de tentar se colocar como atores do processo. Se conquistaram pouco resultado com suas investidas para alterar a lógica essencialmente econômica do Mercosul, sem conseguir ênfase do bloco nas questões sociais, como gostariam, as centrais, contudo, alcançaram visibilidade para as questões trabalhistas e para o fundamento de suas propostas - de modo geral reativas e reivindicatórias diante das iniciativas dos governos e entidades empresariais dos países-membros. Ainda tiveram o mérito de criar a consciência de que era preciso fundar um sindicalismo que ultrapassasse os limites nacionais.