Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos

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Data

2010

Autores

Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Mendonça, Naiara Costa Gomes de [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]

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Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.

Descrição

Palavras-chave

Professores de educação pré-escolar - Formação, Professores de ensino fundamental - Formação, Escola públicas Administração, Educação permanente

Como citar

DI GIORGI, Cristiano et al. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831065.