Dissertações - Letras (Mestrado Profissional) - FCLAR

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • ItemDissertação de mestrado
    A jornada do vilão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-22) Nunes, Jonathan Eliã de Almeida; Rossi, Aparecido Donizete [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Na literatura e na arte não encontramos uma profunda discussão teórica acerca da figura do vilão ou reflexões sobre a sua constituição. Para a Vladimir Propp, por exemplo, teórico da literatura, os personagens que constituem uma obra narrativa – inclui-se o vilão – assumem-se funções, dispositivos que trabalham para o bem-maior da narrativa. O antagonista, em Propp, funciona para gerar desconforto no herói, desafiar seu egocentrismo, a fim de que o protagonista se desenvolva e progrida, inicie seu processo de individuação. Para Christopher Vogler e Joseph Campbell, as perspectivas conversam entre si, pois a partir da narrativa mítica, os personagens são abordados como máscaras, facetas que compõem o todo estético do herói e agem na progressão do enredo, funcionando como um catalisador da própria narrativa. As duas perspectivas, em primeira análise, convergem na função do vilão em questionar, desequilibrar o status quo, refletir o lado sombrio do herói para, ao final, ser sobrepujado. No entanto, o vilão para nós não é tão simples. A partir do conceito de protocolos ficcionais (ECO, 1994) estabelecidos, analisaremos o personagem Lord Voldemort, originário da obra Harry Potter (1997 - 2007) a fim de que, ao decorrer da pesquisa, seja possível definir padrões, características em comum e recorrências. A presente pesquisa propõe um debate sobre a constituição do vilão, caracteriza-se por cotejo e supõe etapas de descrição, análise e interpretação do corpus. Ao decorrer da pesquisa, conforme a conveniência, lançaremos mão dos conceitos de Joseph Campbell, Christopher Vogler, Carl Gustav Jung, Umberto Eco, entre outros, a fim de promover um aprofundamento e o vislumbre inicial de uma possível jornada do vilão.
  • ItemDissertação de mestrado
    O comentário no site www.papodehomem.com.br: reflexão sobre prática de escrita e leitura, gênero discursivo e contínuo dialógico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016-05-30) Andrade, Felipe Sousa de [UNESP]; Mendonça, Marina Célia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The paper that is presenteda aims to reflect on the practice of reading and writing on the internet, particulary in www.papodehomem.com.br webpage. From these practices, we also reflect on the typical comment as discursive genre and as a statement that has a dialogical continuity with the other statements. These intentions are given by the fact that we found on the site stylistic peculiarities, unique compositional and thematic on the comments: commentators not only commented on the text in a brief and casual way; they complemented the commented text. They supplemented from similar processes and the computer support particular processes. From a listed readback, we selected five tutorials that peculiarities are gaven in more apparent way. Are these tutorials: Como engraxar e dar brilho aos seus sapatos, passo-a-passo; Como fazer ceviche, passo-a-passo; Como fazer feijão, passo-a-passo; Aprenda a assoviar como seu avô; Receita de hambúrguer do MEATS! Como fazer o hambúrguer mais matador de todos. Our readback is through ideas proposed by the Bakhtin circle. Notions of speech genres, finishing and responsible act are basic and fundamental to understand the dialogue that exists between the statements and the proposed continuum that we propose.
  • ItemDissertação de mestrado
    Clarice Lispector: a escritura e o ofício de escritor em Cartas perto do coração
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016-05-30) Domingos, Priscila Berti [UNESP]; Vicente, Adalberto Luis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo as cartas trocadas entre Clarice Lispector e Fernando Sabino reveladas ao público em 2002 pelo autor mineiro, que as publicou sob o nome de Cartas perto do Coração, obra em que revelou as cartas que recebia cotidianamente de Clarice e toda a cumplicidade e envolvimento literário que havia entre eles. Publicadas integralmente, as cartas remontam um período que vai de 21 de abril de 1946 a 29 de janeiro de 1969. O início desse contato mostra dois jovens que tinham acabado de completar 20 anos, uma época de muito investimento nos projetos pessoais e profissionais e também de muita insegurança diante do mundo e dos próprios escritos. O objetivo deste trabalho é analisar os componentes de interesse literário que revelam a criação, a escritura e o ofício do escritor. A importância desse estudo está no fato de que se entende aqui que esta correspondência é um lugar de ensaio, pensamento e de literatura de Clarice Lispector e, sobretudo, porque se acredita que esse conjunto de cartas possa ser entendido como um tratado apaixonado sobre a escritura e sobre o ofício do escritor. Figuram na obra revelações e queixas, filosofias do cotidiano, mas, sobretudo, questões literárias, o que comprova o quanto a carta é um gênero proteiforme ou seja, é impossível impor a ela uma forma e uma figura únicas, o que não significa que seja um gênero sem limites, ainda que esses limites sejam constantemente friccionados. Importa também apontar que na obra em questão as cartas têm um valor poético em que a linguagem toma o primeiro plano da criação e aparecem nelas, sobretudo, a preocupação com (i) para que fazer literatura; (ii) escrever por que e para quem; (iii) o fazer poético; (iv) a procura pela forma mais precisa de expressar o inexprimível.
  • ItemDissertação de mestrado
    O espaço na configuração das personagens em contos de Alice Munro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016-05-20) Bazzoli, Oíse de Oliveira Mattos [UNESP]; Fernandes, Maria Lúcia Outeiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar, sob o ponto de vista da narratologia, três contos: “The Peace of Utrecht”, “Meneseteung” e “Fiction”, presentes, respectivamente, nas coletâneas Dance of the Happy Shades (1968), Friend of my Youth (1991) e Too Much Happiness (2009), da escritora canadense contemporânea Alice Munro, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2013, cujos contos, elaborados de forma renovada, são caracterizados pelos finais em aberto, contém descrições realistas do sudoeste de Ontário, retratam cenas familiares que facilitam a introdução do estranho, do misterioso, do desconhecido e até fantástico. Esta união, do familiar e do estranho, cria um senso de ironia e duplicidade de observação em relação a lugares e às pessoas, permitindo que se explore a luta canadense com a identidade evidenciada na escritora. A ambivalência que Munro sente como escritora é uma de suas preocupações pessoais que contribuem para essa profundidade emocional e vivacidade em sua ficção. Algumas de suas melhores histórias expressam sentimentos que provocam questionamentos em qualquer leitor mais sensível e que são, ao mesmo tempo, explorações e descobertas da própria emoção da autora. Para o desenvolvimento deste estudo, apoiamo-nos nas reflexões de Osman Lins, Bachelard, Ozíris Borges Silva no que diz respeito à espacialização da narrativa, como também em estudos de Bakhtin que explora a ideia de cronotopo. Também constitui objetivo identificar os momentos de epifania e os elementos góticos que atuam na configuração das personagens de Munro.