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A Sorocabana Railway Company: a relação de uma empresa ferroviária privada com as diretrizes governamentais (1907-1919)

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Orientador

Oliveira, Eduardo Romero de

Coorientador

Pós-graduação

História - FCLAS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

On the propulsion of progress in Brazil Empire, at the 19th century, appear the first railroads. In 1875, crop out the Sorocabana Railway. During the early years of the Republic, São Paulo’s state government, through the Agriculture, Trade and Public Works Department, initiate to develop proposals to coordinate of the railroads and their expansion in the state in favor of the state’s guidelines of territory occupation and economical boost. Even during these years, in 1907, the Sorocabana will be lease by a businessmen group, represented by Percival Farquhar, becoming part of a holding. During the years under private management, from 1907 to 1919, many changes occurred on governmental proposals, even campaigns against this group domain on the railway activity. These facts lead to a contract rupture and the enterprise goes back to the public administration. Considering all this, our research goal is, first of all, to analyze which was the governmental proposals and guidelines, through the Agriculture Department, about the railways. Second, to comprise the involvement and relationship of the Sorocabana Railway Company with such guidelines. We use as research sources the Annual Reports of the Agriculture, Trade and Public Works Department; the Reports of the State’s president; reports of the company; also the administrative documents and others documents which involves our object

Resumo (português)

No impulso do progresso no Brasil Império do século XIX, surgem as primeiras ferrovias. Surgiria, em 1875, a Estrada de Ferro Sorocabana. Durante os anos iniciais de República, o governo paulista, por meio da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas, passou a desenvolver propostas para coordenar as ferrovias e sua expansão no estado, em prol de suas diretrizes de ocupação do território e da dinamização econômica. Durante esses mesmos anos, em 1907, a Sorocabana será arrendada para um grupo de empresários representados por Percival Farquhar, passando a fazer parte de um holding. Sob os anos de administração particular, de 1907 a 1919, ocorreram diversas mudanças, tanto com propostas do governo, até com pressões contra esse grupo. Tais fatos levaram ao rompimento de contrato e a volta dessa empresa à administração pública. Visto isso, nossa pesquisa tem por objetivo analisar primeiramente quais eram as propostas e diretrizes do governo para organização e desenvolvimento das ferrovias. Por fim, compreender qual o envolvimento e relação da Sorocabana Railway Company com tais diretrizes. Teremos como fonte, os Relatórios Anuais da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas, os Relatórios de Presidente do Estado, Relatórios da própria empresa, além dos documentos administrativos e outros que envolvam nosso objeto

Descrição

Palavras-chave

Estrada de Ferro Sorocabana, Ferrovias, Railways, Brasil - Historia

Idioma

Português

Citação

CORRÊA, Lucas Mariani. A Sorocabana Railway Company: a relação de uma empresa ferroviária privada com as diretrizes governamentais (1907-1919). 2014. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2014.

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