Seleção de habitat por Epialtus spp. (Decapoda: Epialtidae)
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Costa, Tânia Marcia 

Christofoletti, Ronaldo A. 

Coorientador
Pós-graduação
Ciências Biológicas (Zoologia) - IBB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
As macroalgas são consideradas engenheiros do entremarés, pois formam substrato secundário para outros organismos alterando a disponibilidade de abrigo e alimentação. Por apresentarem morfologias distintas, conferem diferentes recursos aos organismos que vivem associados a elas. No presente estudo avaliou-se a distribuição de caranguejos Epialtus spp. em três espécies de macroalgas com diferentes morfologias e complexidades: Sargassum sp., Hypnea sp. e Acanthophora sp.. Para isso, foram coletadas amostras das três espécies de macroalgas na região do baixo entremarés (Hypnea sp e Acanthophora sp.) e infralitoral (Sargassum sp.). As algas foram triadas, identificadas, bem como suas macroalgas epífitas e os caranguejos do gênero Epialtus spp. foram separados para que fossem contabilizados, sexados e mensurados. Os resultados indicam que houve diferença significativa na distribuição dos caranguejos somente entre as macroalgas Acanthophora sp. e Hypnea sp. Como ambas ocorrem na mesma altura no costão rochoso, um pouco acima de Sargassum sp., este resultado indica que a zonação não é um fator determinante na distribuição de Epialtus spp. e que Hypnea sp. pode apresentar maior complexidade quando comparada a Acanthophora sp. Houve correlação positiva entre volume da amostra de Sargassum sp. e número de caranguejos. Além disso, esta macroalga tinha associada a ela a epífita Hypnea sp. Assim, essa associação de epifitismo além de ter conferido maior complexidade, pode também ter proporcionado heterogeneidade ao ambiente e essas condições reunidas podem ter conferido maior proteção contra estresses ambientais, predação e disponibilidade de recursos alimentares, supondo que o caranguejo possa se alimentar de Hypnea sp. e Sargassum sp.. Assim, os fatores como complexidade e heterogeneidade das macroalgas bem como suas diferentes palatabilidades podem ser determinantes na distribuição do Epialtus spp. em costões rochosos
Descrição
Palavras-chave
Zoogeografia, Ecossistemas - Administração, Habitat (Ecologia), Decapode (Crustaceo), Caranguejo - Distribuição georgráfica, Decapoda (Crustacea)
Idioma
Português
Citação
GRANADO, Priscila. Seleção de habitat por Epialtus spp. (Decapoda: Epialtidae). 2014. 40 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014.