Observação da relação mãe-bebê pertencentes à classe trabalhadora durante o primeiro ano de vida

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Data

2000-12-01

Autores

Benelli, Sílvio José [UNESP]
Sagawa, Roberto Vutaka [UNESP]

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Editor

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

The aim of this research is to analyze the subjectivity of mother-child relationship in Brazilliam working class. Starting from René spitz's work on object relationships in the first year of a child's life, and using a psychoanalytical methodology approach and a sharing participation technique, three dyads during lhe infant's first year at Tarumã, an inland town of São Paulo State were observed. The data were obtained from weekly one-hour visit. They were analyzed and compared according spitz's theory. The results were not difterent from Spitz's, although they revealed a specific subjectivity from working class families.
A presente pesquisa tem por objetivo realizar um estudo da subjetividade da relação mãe-bebê, no contexto social brasileiro, pertencentes às classes trabalhadoras populares. Partindo do trabalho de René Spitz e de seu estudo das relações objetaisduranteo primeiro ano de vida da criança, utilizando uma abordagem metodológica psicanalítica e a técnica da observação participante, observamos três díades durante o primeiro ano de vida dos bebês, na cidade de Tarumã, interior do Estado de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de visitas semanais de observação, com uma hora de duração cada uma. Depois de coletados, os dados foram analisados e comparados com a teoria de Spitz. Os resultados encontrados não diferem dos de Spitz, embora tenhamos encontrado uma especificidade na subjetividade das famílias pertencentes à classe trabalhadora popular.

Descrição

Palavras-chave

observação de bebês, relação mãe-bebê, observação participante, subjetividade, organizadores, relações objetais, observing babies, monther-child relationship, subjectivity, sharing-participation, organizers, object relationship

Como citar

Estudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 17, n. 3, p. 22-32, 2000.