Como Seria um Mundo sem Matemática? Hein?! Na tensão narrativa-verdade
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Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The question What would a world without math look like? is the trigger of narratives and problematizations taking place in this writing. But how does a question trigger narratives? How does a question become one? How do narratives invent problems? The bet is that this happens by and in the narrative, which tensions an event to its limits and produces another event. An event that affects classrooms of undergraduate courses in Mathematics and Pedagogy, causing unrest in the thinking of those who teach mathematics. It is in this production that the truth gives place to questioning that interrogates mathematics and scavenges its belongings.
Resumo (português)
A pergunta-provocação Como seria um mundo sem matemática? é o disparador das narrativas e das problematizações que terão lugar nesta escrita. Mas, como uma pergunta dispara narrativas? Como uma pergunta se faz questão? Como narrativas inventam problemas? A aposta é que isso se dá pela e na narrativa que, ao tensionar um evento até seu limite, produz um acontecimento. Um evento que traz salas de aula de cursos de licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, causando desassossego no pensar daqueles que ensinarão matemática. É nessa produção que a verdade dá lugar à problematização que interroga a matemática, que vasculha suas entranhas.
Descrição
Palavras-chave
Matemática, Concepções de Matemática, Fabulação, Ficção, Mathematics, Conceptions of Mathematics, Confabulation, Fiction
Idioma
Português
Citação
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 28, n. 49, p. 974-989, 2014.