Publicação:
Escala de percepção do suporte social - versão adulta: um estudo pela Teoria de Resposta ao Item

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Data

2014-12-01

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This study aimed to verify the parameters of the items and persons using the Rasch model for the factors of the Scale of Perceived Social Support (adult version). The sample consisted of 533 students from three Brazilian states, with ages ranging from 18 to 62 years, the majority being female (69%). Participants responded to the Scale of Perceived Social Support (adult version), consisting of 36 items, divided into four elements, namely Affective; Social Interactions; Instrumental; and Coping with Problems. The results indicated the suitability of the elements of the Scale of Perceived Social Support (adult version), based on the Rasch model. All scale items were within the parameters recommended by the model, and the categories of responses proved to be discriminative. The average of the items from the item map was below the average for people, indicating that the items were easily endorsed by the sample.

Resumo (português)

A presente pesquisa teve por objetivo verificar os parâmetros dos itens e das pessoas, obtidos por meio do modelo de Rasch, para os fatores da Escala de Percepção do Suporte Social - versão Adulta. A amostra foi composta por 533 universitários, provenientes de três estados brasileiros, com idade entre 18 e 62 anos, sendo a maioria do sexo feminino (69%). Os participantes responderam à Escala de Percepção do Suporte Social - versão Adulta, composta por 36 itens, distribuídos em quatro dimensões: Afetivo; Interações Sociais; Instrumental; Enfrentamento de Problemas. Os resultados encontrados apontaram a adequação do instrumento, com base no modelo de Rasch. Todos os itens da Escala estiveram dentro dos parâmetros recomendados pelo modelo, assim como as categorias de resposta se mostraram discriminativas. Pôde-se constatar que a média do mapa de itens esteve abaixo da média das pessoas, indicando que eles foram facilmente endossados pela amostra.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Estudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 31, n. 4, p. 467-476, 2014.

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