Publicação: O contexto de indexação para catalogação de livros usando uma abordagem sociognitiva
Carregando...
Data
2010
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
We evaluated study of the indexing process in the cataloging at university libraries, using a socio-cognitive approach to analyze procedures, difficulties and perceptions of librarians, users, and managers. The methodology consisted of the Individual and Group Verbal Protocols applied in university libraries. The results were the absence of procedures for book subject analysis and representation, incompatibility of indexing language, and problems of subject retrieval from the catalog. We have concluded that is tendency of catalogs to act as databases. Therefore, the cataloguer should present a posture of commitment similar to that of an indexer who works in the production of these bases.
Resumo (português)
Avalia-se o processo de indexação na catalogação em bibliotecas universitárias com abordagem sociocognitiva para análise de procedimentos, dificuldades e de percepções de bibliotecários, usuários e dirigentes. A metodologia constou da aplicação do Protocolo Verbal Individual e em Grupo em bibliotecas universitárias. Os resultados demonstraram a ausência de procedimentos para análise e representação de assuntos de livros, a incompatibilidade da linguagem documentária e problemas de recuperação por assunto do catálogo. Conclui-se que é tendência dos catálogos atuarem como bases de dados. Assim, o bibliotecário catalogador deve apresentar uma postura compromissada semelhante à de um indexador que trabalha na produção dessas bases.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
Brazilian Journal of Information Science, v. 4, n. 2, p. 22-40, 2010.