Desempenho de escolares rurais em narrativas escritas e possíveis relações com variáveis de perfil

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2014

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Resumo

The goal of this research was to characterize written stories, produced by students, without complaint of language development (oral and written), from pictographic support. In a specific way, it has been searched, in those stories, elements that could grant coherence, applying that performance with the participants’ profile variables. It was characterized as a descriptive-exploratory study, held at a rural municipal school in the State of Parana. Twenty-one (21) students of both genders and ages between seven and nine years old have participated in this study. Data collection consisted of two narratives requests: one oral, after being released, to the child, four pictures placed in sequence to form a story, and one written. This writing production had been taken for the analysis. The results have indicated that most children (71.42%) managed to produce coherent stories, seventeen (80%) in story 1 and thirteen (61%) in story 2. As to the relation of that coherence with the students’ profile in story 1, there has been no statistically significant association, for none of the analyzed variables (gender, age and education), whereas there has been a statistically significant association with gender in story 2 (p-value 0.027). It is considered that the use of the pictographic support in developing stories have been confirmed as a facilitating strategy for its construction, for it has enabled the production of coherent narratives.
O objetivo desta pesquisa foi caracterizar histórias escritas, produzidas por escolares, sem queixa de desenvolvimento de linguagem (oral e escrita), a partir de apoio pictográfico. De modo específico, pretendeu-se buscar nas histórias elementos que lhes conferissem coerência, relacionando esse desempenho com variáveis de perfil dos participantes. Tratou-se de um estudo descritivo-exploratório, realizado em uma escola municipal rural do interior do Estado do Paraná. Participaram 21 escolares, de ambos os gêneros e idades variando entre sete e nove anos. A coleta de dados consistiu da solicitação de duas narrativas - a história 1 e a história 2 - sendo que cada uma delas teve uma versão oral, após serem disponibilizadas, diante da criança, quatro figuras que, colocadas em sequência, formavam uma história e, uma escrita, originada dessa produção oral. A produção escrita das duas histórias é que foi tomada para análise. Os resultados indicaram que a maioria (71,42%) das crianças conseguiu produzir histórias coerentes, sendo 17 (80%) na história 1 e, 13 (61%) na história 2. Quanto à relação dessa coerência com o perfil dos escolares, na história 1 não houve associação estatisticamente significante, referente a nenhuma das variáveis analisadas (gênero, idade e escolaridade), ao passo que, na história 2, houve associação estatisticamente significante com o gênero (p-valor 0,027). Considera-se que a utilização do apoio pictográfico na elaboração de histórias confirmou-se como uma estratégia facilitadora da construção da mesma, pois este possibilitou a produção de narrativas coerentes.
El objetivo de esta investigación ha sido la de caracterizar historias escritas, producidas desde un apoyo pictográfico, por alumnos que no presentan problemas de desarrollo del lenguaje (oral y escrito). De modo específico, se ha buscado recoger en esas historias elementos que les confieran coherencia, relacionando ese desempeño con variables del perfil de los participantes. Se trata de un estudio exploratorio descriptivo realizado en una escuela pública rural en el interior del Estado de Paraná. Participaran de esa investigación 21 estudiantes de ambos los sexos, con edades variando entre siete y nueve años. La selección de los datos ha consistido de la solicitación de dos narrativas: la historia 1 y la historia 2. Cada una de ellas tubo una versión oral, después de poner disponibles delante de los niños cuatro dibujos que, puestos en secuencia, formaban una historia y una escrita que se originó de la oral. La producción escrita es la que ha sido analizada. Los resultados han indicado que la mayoría (71,42%) de los niños habían logrado producir historias coherentes, siendo 17 (80%) en la historia 1 y 13 (61%) en la historia 2. En lo que dice respecto a la relación de esa coherencia con el perfil de los estudiantes, en la historia 1 no hubo asociación estadísticamente significativa cuanto a las variables analizadas (el género, la edad y la educación), mientras en la historia 2 hubo asociación estadisticamente significante con relación al género (p-valor 0,027). Se considera que la utilización de apoyo pictográfico en la elaboración de historias se ha confirmado como una estrategia que facilita su construcción, pues posibilitó la producción de narrativas coherentes.

Descrição

Palavras-chave

Alfabetização, Desenvolvimento da linguagem, linguagem infantil, Narrativas infantis

Como citar

Distúrbios da Comunicação, v. 36, n. 1, p. 144-155, 2014.