Análise documental: concepções do universo acadêmico brasileiro em Ciência da Informação

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2010

Autores

Guimarães, José Augusto Chaves [UNESP]
Sales, Rodrigo de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Considering document analysis as one of the theoretical approaches of information organization, besides subject cataloguing and indexing it carries out a theoretical research on its conceptual dimension as a background to a further analysis of the Brazilian academic environment specially in terms of conceptions of document analysis as well as its interdisciplinary relationships. The results reveal a strong theoretical influence of Jean-Claude Gardin´s ideas which are deeply devoted to the processes involved in document analysis. It also confirms the high level of interdisciplinary relationships to Logical-linguistic disciplines. Neverthless, it feels the need of the Brazilian researches in assuming their theoretical influences in such a way to minimize the huge terminological diversity while naming the specific concepts of the area.
Considerando a análise documental - AD - como uma das correntes teóricas do Tratamento Temático da Informação (ao lado da catalogação de assunto e da indexação), parte-se de uma análise teórica da literatura sobre a dimensão conceitual da área para, a seguir, cotejá-la com a realidade investigativa brasileira em termos de conceito e de relações interdisciplinares de análise documental. Os resultados revelam uma forte influência gardiniana na realidade brasileira, na medida em que os processos de análise documental possuem especial ênfase. Isso se corrobora pela preponderância dos diálogos interdisciplinares com uma matriz lógico-linguistica. No entanto, e a vista das análises realizadas, sente-se a necessidade de a comunidade acadêmica de análise documental refletir sobre as influências teóricas que as norteiam e, como conseqüência, com a terminologia que é utilizada para expressar os conceitos da área.

Descrição

Palavras-chave

Análise documental, tratamento temático da informação, organização da informação, Análise de conteúdo, Catalogação de assunto, indexação

Como citar

Datagramazero, v. 11, n. 1, 2010.