Padrões de busca e uso de artigos científicos: um estudo com pós-graduandos em educação brasileiros

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Data

2010

Autores

Omote, Sadao [UNESP]
Prado, Paulo Sérgio Teixeira do [UNESP]
Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]

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Resumo

This article presents part of a larger study on the use of reference sources to perform bibliographical search by graduate students in Education. Data relating to the use of the scientific journals by these students are presented and discussed. Sixty Education graduate students, 28 Master degree and 32 Doctoral, answered an electronic questionnaire. The students indicated the types of articles usually read and the importance attributed to each one. For each of treated themes in the electronic questionnaire, data are initially presented and analyzed in the set of the 60 participants of the study and then compared between master and doctoral students. Were used the Chi-squared (?2) test, the Fisher exact test and the Spearman’s correlation coefficient. Research reports were more frequently pointed out but less valued in comparison to articles referring to critical review and theoretical essay. Methodological articles, appearing in fourth position according to reading frequency and importance attributed, are more valued by doctoral than master students. The students read these articles using different procedures. The possible reasons for the students valorizing the articles of critical review and theoretical essays are discussed. The present study intends to offer a contribution to understand the use of scientific information by students, describing some graduate students’ habits related to information seeking in scientific journals, and reading of the articles published.
Este artigo apresenta parte de um estudo mais amplo sobre o uso de fontes de informação para realização de levantamento bibliográfico por pós-graduandos em Educação. São relatados os hábitos de pós-graduandos em relação à busca de informações em periódicos científicos e à leitura de artigos neles publicados. Participaram deste estudo 60 alunos de um curso de pós-graduação em Educação de uma universidade brasileira, sendo 28 de mestrado e 32 de doutorado escolhidos mediante sorteio. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de um questionário eletrônico. Os participantes indicaram os tipos de artigos que eles usualmente liam e a importância atribuída a cada um deles. Para cada tema tratado no questionário eletrônico, os dados são inicialmente apresentados e analisados no conjunto dos 60 participantes do estudo, e comparados entre mestrandos e doutorandos. Utilizou-se o teste de Qui-Quadrado (?2 ), a prova exata de Fisher e ainda o coeficiente de correlação de Spearman. Os relatos de pesquisa são os itens mais consultados pelos participantes nos periódicos. Os artigos de revisão crítica de uma área ou assunto são os mais valorizados pelos participantes. Os artigos metodológicos aparecem em quarta posição em frequência de leitura e em atribuição de importância e são mais valorizados por doutorandos que por mestrandos. Os estudantes lêem estes artigos usando diferentes procedimentos. As possíveis razões para os estudantes valorizarem os artigos de revisão crítica e ensaios teóricos são discutidos. O presente estudo visa oferecer uma contribuição ao entendimento do uso de informação científica por pós-graduandos, descrevendo alguns hábitos dos estudantes relacionados à busca de informação em periódicos científicos e à leitura de artigos.

Descrição

Palavras-chave

comportamento informacional, leitura, informação científica, Pós-graduandos

Como citar

Brazilian Journal of Information Science, v. 3, n. 2, p. 32-57, 2010.