Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Brito, Maria Claúdia [UNESP]
Deliberato, Débora [UNESP]
Carrara, Kester [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The aim of this research was to investigate the communicative profile of children with Asperger syndrome and the communicative resources used by teachers during interaction with these students in regular education. Five children, from 5 to 8-year-old-male, with Asperger syndrome and their teachers participated in the study. Their school grade ranged from pre-school to second grade elementary school. The characterization of the sample was obtained from an Informative Form and the Scale for the Assessment of Autistic Behavior. The communicative profile of the children and the resources used by their teachers were analyzed from the recorded footage. The results have showed that the teachers prompted the communication more often than the students with Asperger Syndrome and that the resources used by them were: 1 - concrete object, 2 - gesture, 3 - writing; 4-verbalization.
O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e as estratégias utilizadas por professoras na comunicação com esses alunos no ensino regular. Participaram cinco crianças, gênero masculino, idades entre cinco e oito anos, com síndrome de Asperger, que frequentavam do Jardim II à 2ª série e suas professoras. A caracterização da amostra foi feita por meio de uma Ficha informativa e da Escala de Traços Autísticos. O perfil comunicativo das crianças e os recursos utilizados pelas professoras foram analisados por meio das filmagens realizadas. Os resultados indicaram que as professoras iniciaram mais a comunicação do que seus alunos com síndrome de Asperger e os recursos utilizados por elas foram: 1- objeto concreto; 2- gesto; 3- escrita; 4-verbalização.

Descrição

Palavras-chave

EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Como citar

Revista Educação em Questão, v. 42, n. 28, p. 309-337, 2012.