Educação Literária e formação de leitores: da leitura 'em si' para leitura 'para si'
Carregando...
Data
2012
Autores
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Silva, Joice Ribeiro Machado da [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
This article deals with the relationship between the reader formation and the teaching of strategies of reading. We based our discussion in reading and childhood literature researchers as: Arena (2007a, 2007b, 2008 and 2010), Bajard (2002), Chiappini (1997), Coelho (2000), Cosson (2007), Foucambert (1994), Harvey & Goudivs (2007), Perroti (1986), Smith (1999), Soares (1999), Solé (2009), Zilberman (2005), and others. We dialogue with some points from the historical-cultural perspective, having a strong focus on a humanitarian literary education in elementary schools.
O artigo trata da relação entre a formação de leitores e abordagem do ensino das estratégias de leitura. Com base em estudiosos da leitura e da literatura infantil, como Arena (2007a, 2007b, 2008 e 2010), Bajard (2002), Chiappini (1997), Coelho (2000), Cosson (2007), Foucambert (1994), Harvey & Goudivs (2007), Perroti (1986), Smith (1999), Soares (1999), Solé (2009), Zilberman (2005), dentre outros, faz-se um diálogo com alguns dos pressupostos da perspectiva histórico cultural, tendo como foco uma educação literária humanizadora, no ensino fundamental, a partir dessa possível aproximação teórico-metodológica.
O artigo trata da relação entre a formação de leitores e abordagem do ensino das estratégias de leitura. Com base em estudiosos da leitura e da literatura infantil, como Arena (2007a, 2007b, 2008 e 2010), Bajard (2002), Chiappini (1997), Coelho (2000), Cosson (2007), Foucambert (1994), Harvey & Goudivs (2007), Perroti (1986), Smith (1999), Soares (1999), Solé (2009), Zilberman (2005), dentre outros, faz-se um diálogo com alguns dos pressupostos da perspectiva histórico cultural, tendo como foco uma educação literária humanizadora, no ensino fundamental, a partir dessa possível aproximação teórico-metodológica.
Descrição
Palavras-chave
Como citar
Ensino em Re-vista, v. 19, n. 1, p. 194-214, 2012.