Recursos de tecnologia assistiva para alunas com surdez: sugestões compartilhadas por uma bolsista Pibid

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Data

2011

Autores

Oliveira, Fátima Inês Wolf de [UNESP]
Cardoso, Luciana Santana [UNESP]

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Resumo

The aim of the SubProject PIBID Literacy Pedagogy at the UNESP Faculty of Philosophy and Sciences, in Marilia, São Paulo, is to promote collaboration in the work setting between licentiate students/scholarship holders, and municipal teachers for the production and use of Assistive Technology (AT). In addition, it promotes formation and preparation for the teaching profession. AT devices are intended to meet the educational needs of disabled students enrolled in the early years of elementary schooling, and attending specialized resource classrooms. The inclusion of deaf children requires careful observation and proper planning of strategies, since language involves a complex sophisticated process, as it is related to the drawing up and symbolization of human thought, which allows people to communicate with others. This report presents some data from observation and suggestions for tailored teaching resources that have been built up from the indications and guidelines of a scholarship holder in the PIBID Subproject. It stresses that collaborative partnership between classroom members, students, teacher and possible classroom helpers should also be encouraged. The building of the resources indicated was based on a proposal for collaboration, exchange and academic formation, since it represented a search for knowledge and space for discussing how to improve pedagogical practice in order to provide quality schooling for all.
O subprojeto Pibid Pedagogia Alfabetização da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, em Marília-SP, busca promover ações dos licenciandos/bolsistas em espaço colaborativo de trabalho, junto a professores da rede municipal de ensino na produção e utilização de Tecnologia Assistiva (TA); além disso favorece a formação e a preparação para o exercício da docência. Os recursos de TA têm por objetivo atender às necessidades educacionais de alunos com deficiência, matriculados em classes de anos iniciais do ensino fundamental, e que frequentam sala de recursos de atendimento especializado. O processo de inclusão de crianças surdas requer observação criteriosa e planejamento adequado das estratégias a serem desenvolvidas, principalmente, considerando que a linguagem envolve um processo sofisticado e complexo, uma vez que está relacionada à elaboração e à simbolização do pensamento humano, permitindo a comunicação do homem com os seus semelhantes. Esse relato apresenta alguns dados de observação e sugestões de recursos didáticos adaptados que vêm sendo construídos a partir de indicativos e orientações de uma bolsista desse Subprojeto Pibid. Salientou-se que a parceria colaborativa entre os integrantes da sala de aula, alunos, professora e possíveis auxiliares do trabalho docente também deve ser incentivada. A construção dos recursos assinalados fundamentou-se numa proposta de colaboração, troca e formação acadêmica, já que representou busca de conhecimento e espaço de discussão da melhoria da prática pedagógica por uma escola de qualidade para todos.

Descrição

Palavras-chave

inclusão escolar de surdos, Ensino Colaborativo, Recursos didáticos adaptados, Tecnologia Assistiva

Como citar

Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae, v. 22, n. 1, p. 211-222, 2011.