O Espectador como Narciso, o Teatro como Espelho: Considerações sobre as Peças 'Amor no Espelho', de Giovan Battista Andreini, e 'Narciso', de Jean-Jacques Rousseau
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Resumo
Resumo (inglês)
Theatre plays as Amor nello specchio, written by Giovan Battista Andreini in 1622, and Jean-Jacques Rousseau’s Narcisse (1752), thematize the condition of a spectator submitted to the established morality or inserted in a determinate political structure. Thus, here the myth of Narcissus and the theme of mirroring do not restrict themselves to the realm of individualized psyche.
Resumo (português)
Peças de teatro como Amor no espelho, escrita por Giovan Battis ta Andreini em 1622, e Narciso, de Jean-Jacques Rousseau (1752), tematizam a condição de um espectador submetido à moral estabelecida ou inserido em determinada estrutura política. Portanto, aqui o mito de Narciso e o tema do espelhamento não se restringem ao âmbito da psique individualizada.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Citação
Literatura e Sociedade, v. 15, p. 134-143, 2012.