Formação do leitor: projeto educativo e constituição humana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Souza, Renata Junqueira de
Souza, Silvana Paulina de
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The discussion about reading as a cultural practice is a requirement that points to the school relevance to take itself as a social space of meanings construction and the need to use methodologies that focus on the knowledge construction process and the individual development in considering the teaching dynamics that encourage the strategies discovery for individual and collective work, facilitating that human culture object appropriation . The focus is on the relationships in the classroom and school context mediated by language to written language acquisition, with emphasis on reading. This study intends to contribute for the refl ection on the pedagogical implications derived from the organization of a teaching context, intentionally aimed at the teaching organization of reading strategies in the written language acquisition process. The hypothesis is that the reading strategies contribute to the contexts organization with pedagogical coherent and to the competent reader formation during the education act. The studies are based on Brazilian educators Girotto; SOUZA, 2010) and on North American educators (HAMPTON & Resnick, 2008; OWOCKI, 2003; WEDWICH & Wutz, 2008; HARVEY AND GOUDVINS, 2007), with the action research methodology.
A discussão sobre a leitura como prática cultural é uma exigência que aponta para a relevância da escola se assumir como espaço social de construção dos signifi cados e a necessidade de utilizar metodologias que priorizem o processo de construção do conhecimento e o desenvolvimento do indivíduo ao considerar dinâmicas de ensino que favoreçam o descobrimento de estratégias de trabalho individual e coletivo, facilitadores da apropriação desse objeto da cultura humana. O enfoque recai sobre as relações em sala de aula e o contexto escolar mediado pela linguagem para a apropriação da linguagem escrita, com ênfase à leitura. Este estudo pretende contribuir para refl exão sobre as implicações pedagógicas derivadas da organização de um contexto pedagógico, intencionalmente voltado à organização do ensino de estratégias de leitura, no processo de apropriação da linguagem escrita. A hipótese é de que as estratégias de leitura contribuem para a organização dos contextos com coerência pedagógica e com a formação do leitor competente durante o ato educativo. Os estudos estão pautados em educadores brasileiros (GIROTTO; SOUZA, 2010) e norte – americanos (HAMPTON & RESNICK, 2008; OWOCKI, 2003; WEDWICH & WUTZ, 2008; HARVEY E GOUDVINS 2007), com a metodologia da pesquisa-ação.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

Leitura. Teoria & Prática, v. 30, n. 58, p. 1132-1140, 2012.