Publicação: A organização da informação hipertextual no artigo jornalístico: em busca das marcas ideológicas
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Discusses some aspects of newspaper hypertextual article in order to find their ideological marks. Assumes that the choice of the element of contact with other texts (links), when producing an article reveals the author's ideology and the institution he represents. Intends to offer the less experienced reader of news, conditions to the development of more fruitful reading. Argues that reading is a process of interaction between reader and text and that requires the presence of an active reader, able to construct new meanings. Establishes as a general objective to identify the ideological marks presents in hypertext and its relation to the critical reading of the media. This theme is treated with special attention to its educational aspects, aiming at understanding the reality that educators must become familiar with, in order to turn more effective the processes of education for the media.
Resumo (português)
Neste estudo discutem-se alguns aspectos do artigo jornalístico hipertextual buscando-se encontrar suas marcas ideológicas. Pressupõe que a escolha do elemento de contato com outros textos (links), na produção de um artigo, deixa transparecer a ideologia do autor e da instituição que representa. Pretende-se com isto, oferecer ao leitor menos experiente de textos noticiosos, condições para que possa desenvolver leitura mais profícua. Defende-se que a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto e que requer a presença de um leitor ativo, capaz de construir novos significados. Estabelece-se como objetivo geral para este estudo a identificação das marcas ideológicas presentes no hipertexto e sua relação com a leitura crítica das mídias. Trata-se da temática com atenção especial aos seus aspectos educacionais, visando-se a compreensão da realidade com a qual os educadores devem se familiarizar para que os processos de educação para os meios se tornem mais eficazes.
Descrição
Palavras-chave
Organização da informação, Hipertexto, Artigo jornalístico, Ideologia
Idioma
Português
Como citar
Revista de educação cultura e comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea, v. 2, n. 4, p. 91-99, 2011.