A implantação do plano de desenvolvimento da escola nas escolas públicas paulistas: análise crítico-propositiva

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Data

2012

Autores

Sabia, Cláudia Pereira de Pádua [UNESP]
Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]
Santos, Laís Silva Cassimiro dos
Garcia, Márcia Parpinéli Moro
Rocha, Maria Nelsi
Silva, Rosiane Duarte da

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Resumo

Este texto é fruto de um projeto de extensão que promove a reflexão entre professores da Universidade Estadual Paulista e diretores e supervisores da Delegacia de Ensino da Região de Marília/SP. O MEC vem defendendo a adoção do PDE nas escolas públicas que não atingiram as metas definidas pelo IDEB. Nosso objetivo é analisar as propostas do PDE, identificando suas origens, suas características e a concepção de gestão que o embasam. Do mesmo modo, confrontar com o PPP das escolas, analisando suas implicações e consequências para a gestão. A Metodologia adota as pesquisas: bibliográfica, documental (PDE e PPP) e a pesquisa ação com o grupo de estudos em que participam diretores e supervisores da rede estadual e docentes e discentes da UNESP. Como resultados, identificamos que a concepção de gestão, consubstanciada no PDE, caminha em sentido oposto ao da concepção do PPP, especialmente no que se refere à gestão democrática.

Descrição

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Como citar

Colloquium Humanarum, v. 9, suplemento especial, p. 568-575, 2012.