Publicação: A metacognição de usuários no processo de busca da informação em catálogo coletivo de biblioteca universitária
Carregando...
Data
2014-12-01
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Escola de Ciência da Informação da UFMG
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
It was observed the metacognitive trajectory of three users from a public university library the state of Sao Paulo to identify the metacognitive strategies that were used during the process of searching for information in a online collective catalog. Its configuration was based on participants' oral reports obtained by the technique of individual verbal protocol to provide an actual configuration of the task ans a closer examination of its natural recovery of information systems. The data collection sessions were recorded, and the recorded data were transcribed and categorized into four units of analyses: 1- expertise, 2-regulation, 3-assessment of knowledge itself and 4- organization of cognitive process. The results showed that knowledge of meta-cognitive strategies affects the quality of the results obtained in the process of searching for information and interferes in the way it implements retrieval on-line catalog, a fact the emphasizes the need for studies to move forward on issues meta-cognition of users of information.
Resumo (português)
Observou-se a trajetória metacognitiva de usuários de uma biblioteca universitária a fim de identificar as estratégias metacognitivas utilizadas durante o processo de busca da informação em catálogo coletivo online. Sua configuração foi pautada nos relatos orais dos sujeitos participantes obtidos por meio da técnica do Protocolo Verbal Individual de modo a propiciar uma configuração real da tarefa e uma análise mais aproximada do seu fazer natural em sistemas de recuperação da informação. Os resultados demonstram que o conhecimento de estratégias metacognitivas repercute na qualidade dos resultados obtidos no processo de busca da informação e interferem no modo como se concretiza a recuperação da informação em catálogo online, fato que acentua a necessidade de estudos que avancem em questões relacionadas à metacognição de usuários de informação.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
Perspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 19, n. 4, p. 25-42, 2014.