Publicação:
A metacognição de usuários no processo de busca da informação em catálogo coletivo de biblioteca universitária

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-12-01

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Escola de Ciência da Informação da UFMG

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

It was observed the metacognitive trajectory of three users from a public university library the state of Sao Paulo to identify the metacognitive strategies that were used during the process of searching for information in a online collective catalog. Its configuration was based on participants' oral reports obtained by the technique of individual verbal protocol to provide an actual configuration of the task ans a closer examination of its natural recovery of information systems. The data collection sessions were recorded, and the recorded data were transcribed and categorized into four units of analyses: 1- expertise, 2-regulation, 3-assessment of knowledge itself and 4- organization of cognitive process. The results showed that knowledge of meta-cognitive strategies affects the quality of the results obtained in the process of searching for information and interferes in the way it implements retrieval on-line catalog, a fact the emphasizes the need for studies to move forward on issues meta-cognition of users of information.

Resumo (português)

Observou-se a trajetória metacognitiva de usuários de uma biblioteca universitária a fim de identificar as estratégias metacognitivas utilizadas durante o processo de busca da informação em catálogo coletivo online. Sua configuração foi pautada nos relatos orais dos sujeitos participantes obtidos por meio da técnica do Protocolo Verbal Individual de modo a propiciar uma configuração real da tarefa e uma análise mais aproximada do seu fazer natural em sistemas de recuperação da informação. Os resultados demonstram que o conhecimento de estratégias metacognitivas repercute na qualidade dos resultados obtidos no processo de busca da informação e interferem no modo como se concretiza a recuperação da informação em catálogo online, fato que acentua a necessidade de estudos que avancem em questões relacionadas à metacognição de usuários de informação.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Perspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 19, n. 4, p. 25-42, 2014.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação