Educação de jovens e adultos: a construção das operações aritméticas em matemática

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Data

2011

Autores

Arrighi, Nathalia [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Working with adult students who attend literacy rooms has been set a challenge for educators, especially with regard to issues of learning mathematics. This work of course completion intention was to investigate the process of construction of arithmetic operations in mathematics from the perspective of the students themselves. Thus specific objectives were to investigate how these students face simple operations that can do this automatically on a daily basis, but not always systematized in the classroom; how these students think and communicate their ideas to the mental operation of the paper record. To this end we chose a qualitative research approach with characteristics of case study, conducted in a room of Youth and Adult participants with three ladies. The data collection occurred through the application of a semi-structured, audio recorded and later transcribed, which issues the verbalization sought and a description of how to give students the learning process of some mathematical content. The results showed that students bring with them skills, cultures and values to the classroom and that these are the basis for understanding the content. The teacher of adult education must take into consideration everything that the student brings to the classroom, their experiences, their history and culture, thus questioning the real world, so they can understand math in a way closer to their daily lives
trabalho com alunos adultos que freqüentam as salas de alfabetização tem se configurado em um desafio para educadores, principalmente no que diz respeito às questões do aprendizado da matemática. Este trabalho de conclusão de curso teve por intencionalidade investigar o processo de construção das operações aritméticas em matemática sob a ótica dos próprios alunos da Educação de Jovens e Adultos. Assim foram objetivos específicos investigar como esses alunos enfrentam as operações simples, que conseguem fazer automaticamente no dia a dia, mas nem sempre sistematizam em sala de aula; como esses alunos pensam e transmitem suas idéias da operação mental para o registro no papel. Para tanto optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa com características de estudo caso, realizada em uma sala de Educação de Jovens e Adultos, com três senhoras participantes. A coleta de dados de deu por meio da aplicação de um entrevista semi-estruturada, áudio gravada e posteriormente transcrita, com questões que buscaram a verbalização e descrição dos educandos de como se dá o processo de aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos. Os resultados apontaram que os alunos trazem consigo habilidades, culturas e valores para a sala de aula e que estes são a base para a compreensão dos conteúdos. O professor da EJA deve levar em consideração tudo que o aluno traz consigo para a sala de aula, suas experiências, sua história e sua cultura, problematizando assim situações reais, para que possam entender a matemática de uma maneira mais próxima de seu cotidiano

Descrição

Palavras-chave

Educação, Educação do adolescente, Educação de adultos, Matemática, Aritmetica, Education, Young adults, Adult education, Mathematics, Arithmetic

Como citar

ARRIGHI, Nathalia. Educação de jovens e adultos: a construção das operações aritméticas em matemática. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.