HQtrônica: atividade programada e curso de extensão

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-11-23

Autores

Arruda, Amanda Rigitano Ferraz de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This Final Course Work’s main subject comes from a study made on my previous Final Course Work titled “Artemídia Preferente: Fenômeno ‘Jogar&Ler’ nas Histórias em Quadrinhos Interativas (HQI) com os games do RPG”, and it is fed by the shortage of Electronical Comic publications, classes, courses and activities that could suit for educational purposes and experiences for a capable kind of audience to learn it and do it. Specific issues about Electronic Comic will be presented, based on Célestin Freinet’s Pedagogy, on some books about Methodology and on the Brazilian Curriculum Guidelines required for graduation. After that, a Lesson Plan will be developed for a 14 year-old-or-older kind of audience where they will be capable of making their own Electronic Comic, being it educational-themed or not. This study also cares about the participants’ influences on their lives to be completed. Furthermore, this work is inserted in the line of the research “Artistic Processes and Procedures” of the Department of Fine Arts from the Art Institute of UNESP, whose methodology used was the Freinet Educational Cybernetics, developed in the research group “Media Arts and Videoclip” leaded by the leading advisor for this Final Course Work. The result and discussion of artistic and scientific research were reported in monographs such as this that I present, with the following versions: PDF version for dissemination in the virtual repository of the Institute of Art’s Library; hardcover version for physical collection at the Institute of Art’s Library; the printed version for the board of examiners, and an appropriated template version for submission to the International Scientific Congress in the area of Arts.
O tema deste TCC de Licenciatura parte dos estudos teórico-práticos realizados para o TCC de Bacharelado de título “Artemídia Preferente: Fenômeno ‘Jogar&Ler’ nas Histórias em Quadrinhos Interativas (HQI) com os games do RPG”, também de minha autoria, e é alimentado pela escassez de publicações em “HQtrônica” e seus derivados, pela falta de aulas, cursos e atividades que abranjam este assunto, que poderiam servir para várias situações de cunho educacional e experiência de vida a um público já apto a realiza-las. Aqui serão apresentados assuntos específicos relacionados à HQtrônica, com base na Pedagogia Freinetiana, bem como nos livros de Metodologia de Pesquisa e nas Diretrizes Curriculares exigidas atualmente. A conclusão disso será a criação de um Plano de Aula para um público a partir de 14 anos em que os participantes aprenderão a realizar suas próprias HQtrônicas, sejam elas de cunho educacional ou não, levando em consideração as influências da vida de cada integrante. Este trabalho, portanto, apresentará relação com o Bacharelado e com a Licenciatura, por ser uma pesquisa teórico-prática baseada na produção de uma HQtrônica a partir de uma aula / atividade programada / curso de extensão / atividade extracurricular ministradas a partir das regras das Diretrizes Curriculares atuais. Para complementar, o presente trabalho está inserido na linha de pesquisa “Processos e Procedimentos Artísticos” do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da UNESP, cuja metodologia utilizada foi a Cibernética Pedagógica Freinetiana, desenvolvida no Grupo de Pesquisa “Artemídia e Videoclip”, do qual é líder o orientador deste TCC. O resultado e a discussão da pesquisa artístico-científica foram relatados em monografias, tais como esta que apresento, com as seguintes versões: Versão em PDF para divulgação em repositório virtual ...

Descrição

Palavras-chave

Freinet, Celestin 1897-1966, Histórias em quadrinhos, Extensão universitaria, Arte e educação, Arte e eletrônica, Comic books, strips, etc

Como citar

ARRUDA, Amanda Rigitano Ferraz de. HQtrônica: atividade programada e curso de extensão. 2013. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2013.