A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo se propos a verificar as diversas formas de manifestação do Jogo Simbólico nas crianças durante as aulas de Educação Física no Ensino Infantil, as diferentes formas de abordagem e o desenvolvimento de atividades por parte dos professores durante esse processo. Por meio de entrevista com o uso de questionário semi-estruturado, investigou com os professores, quais as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do Jogo Simbólico nas aulas, tanto de modo coletivo quanto individual e qual o papel do Jogo Simbólico no desenvolvimento dos alunos. Os dados foram analisados e interpretados frente ao referencial teórico levantado e pode concluir que os professores fazem uso do Jogo Simbólico em suas atividades, mas que na maioria das vezes não valorizam a manifestação do mesmo de forma individual.

Descrição

Palavras-chave

Educação física - Estudo e ensino, Educação física - Brasil, Educação fisica - Rio Claro (SP), Educação fisica para crianças, Educação fisica infantil

Como citar

BUENO, Luis Henrique. A importância do jogo simbólico na educação física infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento. 2008. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.