Interação entre universidade e escola de ensino básico: um panorama dos projetos de extensão do Instituto de Biociências - Botucatu

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Autores

Búfalo, Jennifer [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A extensão é compreendida como uma interação entre a Universidade e a comunidade na qual está inserida e como uma via de mão dupla onde a Universidade leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade e recebe dela influxos positivos e reais necessidades, ou seja, constitui-se uma relação de troca de conhecimentos. As atividades de extensão desenvolvidas no Instituto de Biociências (IB) da UNESP - Campus Botucatu, por meio de projetos, são diversificadas quanto ao público alvo, quanto ao local de realização e também quanto aos objetivos. Ao longo dos anos, foram realizadas inúmeras atividades de extensão dirigidas aos professores e alunos das escolas de ensino básico, das quais destacamos os projetos de extensão relacionados ao ensino de Ciências e Biologia. Este estudo teve por objetivos identificar as atividades de extensão, desenvolvidas por docentes do IB, voltadas ao ensino básico, e investigar a percepção dos docentes sobre a articulação entre Universidade e escolas de ensino infantil, fundamental e médio. Os dados foram coletados por meio de análise de documentos, questionário e entrevista. Pela análise de documentos, foram identificados os projetos de extensão relacionados ao ensino de Ciências e Biologia e que possuem relação (direta ou indireta) com escolas do ensino básico desenvolvidos pelo IB nos anos 2006, 2007 e 2008, cadastrados na PROEX, vinculados ao Núcleo de Ensino, ao Programa Ciência Na UNESP e ao NADi - Museu Escola. Por meio do questionário, com questões abertas e fechadas, foram coletados dados junto a 15 professores coordenadores e pela entrevista foram coletados dados junto ao Presidente da Comissão Permanente de Extensão Universitária. Segundo os dados obtidos, foi possível perceber um aumento no número de projetos ao longo dos três anos, assim como um aumento na participação de professores e alunos do Instituto...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Ciências biológicas - Estudo e ensino

Como citar

BÚFALO, Jennifer. Interação entre universidade e escola de ensino básico: um panorama dos projetos de extensão do Instituto de Biociências - Botucatu. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.