Pesquisa do Paracoccidioides brasiliensis em aerossóis ambientais: padronização de metodologia e avaliação de amostras relacionadas ao habitat de tatus positivos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Autores

Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

P.brasiliensis é o agente etiológico da Paracoccidioidomicose, micose sistêmica mais importante na América Latina. A fase saprofítica produtora dos propágulos infectantes e outros aspectos ecológicos deste patógeno são ainda pouco conhecidos, o que impede a adoção de medidas preventivas. Diversas evidências indicam que o fungo se desenvolve no solo, porém o seu isolamento a partir destes materiais é raro e apenas eventual. O presente projeto visou desenvolver uma metodologia para obtenção de amostras ambientais na forma de aerossóis em locais onde a ocorrência do fungo já foi evidenciada pelo seu isolamento em tatus Dasypus novemcinctus e avaliar a ocorrência do patógeno nestes materiais por cultura direta e por biologia molecular em reações de PCR com “primers” específicos, já desenvolvidos em nosso laboratório. Para tal, avaliamos o padrão de crescimento do P. brasiliensis em quatro diferentes meios ditos como seletivos. Entre estes meios, encontra-se o Meio Sólido de amônia que, por nunca ter sido testado em P. brasiliensis, necessitava de testes quanto à viabilidade de uso e ajuste de concentração. Depois de testado a funcionalidade dos meios e observado o padrão de crescimento que o fungo exibe nesses diferentes meios, partimos para a tentativa de isolamento ambiental do P. brasiliensis através de amostras de solo em forma de aerossóis com o auxílio deles. Tendo em vista os resultados obtidos, optamos, também, por realizar a coleta de teias de aranhas, devido a grande aderência que exerce sobre aerossóis ambientais. Os isolados de P. brasiliensis cultivados apresentaram desenvolvimento semelhante nos quatro meios utilizados, indicando a possibilidade de uso destes meios seletivos para estudos ambientais. P.brasiliensis não foi isolado nestas amostras ambientais... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Paracoccidioidomicose, Microbiologia, Fungos

Como citar

CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. Pesquisa do Paracoccidioides brasiliensis em aerossóis ambientais: padronização de metodologia e avaliação de amostras relacionadas ao habitat de tatus positivos. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.